Por Pablo Moura • Publicado em 17/06/2025 • 3 min de leitura
No universo dos jogos, é raro encontrar uma obra que trate a morte com a reverência que ela merece. Durante o Summer Game Fest 2025, um título chamou a atenção justamente por abordar esse tema de forma única: Ambrosia Sky, desenvolvido pelo estúdio canadense Soft Rains Studio. Este é o jogo que ficou em minha mente muito depois de experimentá-lo, e por boas razões.
Em Ambrosia Sky, o jogador assume o papel de Dalia, uma 'Scarab', ou mortuária do futuro, responsável por lidar com corpos e coletar amostras de fungos invasores. Embora à primeira vista o jogo pareça semelhante a um simulador de limpeza, como Powerwash Simulator, ele rapidamente se revela uma experiência introspectiva e emocional.
O jogo começa com Dalia em um colônia espacial próxima aos anéis de Saturno, onde ela precisa examinar um homem recentemente falecido. Armado com uma ferramenta que lembra uma pistola, você remove fungos que bloqueiam o caminho, cada um com propriedades únicas que oferecem diferentes desafios.
O que diferencia Ambrosia Sky é a maneira como trata os mortos. A partir do momento em que Dalia se ajoelha em frente ao corpo, em um gesto de respeito e reflexão, a experiência ganha uma profundidade emocional rara em jogos. Segundo Joel Burgess, cofundador do estúdio, essa escolha foi intencional, refletindo o cuidado após a morte de forma íntima e respeitosa.
"Pensamos muito sobre o cuidado pós-morte, combinando esterilidade e intimidade", afirma Burgess. A postura e ações de Dalia foram cuidadosamente desenvolvidas para transmitir respeito, um aspecto crucial presente em todo o jogo.
Ambrosia Sky também apresenta uma narrativa pessoal. Dalia, uma ex-cidadã da colônia, descobre que o falecido é alguém que ela conheceu antes de partir há 15 anos. Isso adiciona uma camada pessoal à sua missão, evidenciada por mensagens no jogo que revelam que o falecido deu consentimento para ser coletado por Dalia pouco antes de morrer.
Cada corpo encontrado no jogo pode ser analisado, e Dalia frequentemente expressa seu pesar por não poder ajudar, fortalecendo a conexão emocional com os jogadores. A universalidade da morte e o respeito por aqueles que partiram são temas centrais, que Burgess e sua equipe exploram profundamente.
"A morte vem para todos nós, independente de cultura ou idade", destaca Burgess. Essa universalidade é o que Ambrosia Sky espera ressoar com o público, oferecendo uma experiência que é ao mesmo tempo pessoal e coletiva.
Ambrosia Sky será lançado em breve para PC, prometendo um mergulho profundo em temas raramente explorados com tal sensibilidade nos jogos eletrônicos.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.