Por Pablo Moura • Publicado em 26/06/2025 • 3 min de leitura
Awaysis é uma aventura singular que nos transporta para uma ilha flutuante misteriosa, onde o pequeno raposo Auro se lança em uma missão para descobrir a causa de uma súbita seca. Desenvolvido pela 17-Bit, o jogo promete uma experiência inédita ao mesclar física avançada com combates intensos.
O que realmente diferencia Awaysis de outros títulos do gênero é a abordagem inovadora para o combate. Em vez de focar em números de danos e atualizações de equipamentos, como visto em clássicos como Secret of Mana e Minecraft Dungeons, Awaysis aposta em um sistema de física que promove um combate mais visceral e dinâmico. Jake Kazdal, diretor criativo da 17-Bit, explica que o objetivo foi criar uma experiência de luta que seja "física, suja e baseada em uma estética clássica".
A física dos jogos tem sido um componente vital em muitos títulos modernos, mas Awaysis eleva esse conceito a um novo patamar. Inspirado por jogos como Human Fall Flat e Gang Beasts, o combate em Awaysis é definido pelo peso e pela dinâmica dos movimentos, oferecendo uma experiência única de batalha.
Kazdal destaca que o combate é intencionalmente não-scriptado, evitando animações enlatadas para adotar uma abordagem mais fluida e responsiva. Isso significa que cada golpe de espada pode levar a um resultado diferente, dependendo do contexto e da interação com o ambiente.
Em Awaysis, os jogadores controlam Auro, um pequeno raposo que maneja armas desproporcionalmente grandes. As mecânicas de combate incluem ataques básicos que podem ser carregados para aumentar seu impacto, e um sistema de defesa que permite desviar ataques inimigos de forma estratégica.
Além disso, o jogo incorpora elementos de plataforma, permitindo que os jogadores usem o ambiente a seu favor. A capacidade de deslizar por superfícies inclinadas ou lançar inimigos para fora da ilha flutuante adiciona uma camada estratégica ao combate.
Os inimigos em Awaysis não são apenas obstáculos passivos. Inspirada pela IA de jogos como Halo, a 17-Bit criou inimigos que reagem de forma inteligente às ações do jogador. Eles evitam bordas, comunicam-se entre si e até tentam se curar durante o combate, tornando cada encontro único e desafiador.
Embora Awaysis ainda mantenha elementos de RPG, como a progressão de nível e a personalização de equipamentos, o foco está na experiência de combate momento a momento. Kazdal cunhou o termo "FPS" (f**ks per second) para descrever a intensidade do jogo, comparando-o a jogos de corrida onde cada movimento conta.
Awaysis promete ser uma adição emocionante ao mundo dos jogos de ação e aventura, com seu lançamento previsto para Xbox Series X, PS5 e PC. Com sua abordagem inovadora e combate intenso, o jogo certamente atrairá jogadores que buscam uma experiência única e desafiadora.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.