Por Pablo Moura • Publicado em 25/06/2025 • 3 min de leitura
Nos últimos anos, a franquia Final Fantasy tem explorado o estilo de RPG de ação em tempo real, afastando-se das suas raízes clássicas de combate por turnos. Contudo, após o sucesso de >Clair Obscur: Expedition 33, um jogo que abraçou o sistema de turnos estilizado, a Square Enix está reconsiderando essa abordagem para futuros lançamentos. Essa mudança vem após um desempenho abaixo do esperado para Final Fantasy XVI, que investiu fortemente em mecânicas de ação inspiradas por jogos como Devil May Cry.
Fontes da indústria revelam que a Square Enix está atenta ao mercado e ao feedback dos jogadores, especialmente após um investidor ter sugerido publicamente que jogos como Final Fantasy e Dragon Quest poderiam se beneficiar de um retorno ao modelo de combate por turnos. A empresa reconheceu o sucesso de Expedition 33 e indicou planos para explorar experiências semelhantes, reafirmando a demanda do público por RPGs que remetem à era de ouro do gênero.
Os remakes de Final Fantasy VII, que conseguiram equilibrar a ação com comandos estratégicos, foram bem recebidos, mas Final Fantasy XVI não encontrou o mesmo sucesso, focando exclusivamente em ação em tempo real. A nostalgia tem sido um fator poderoso, e uma volta ao sistema de combate por turnos poderia ser uma estratégia eficaz para reconquistar a base de fãs clássicos da série.
Rumores têm circulado há anos sobre um possível remake de Final Fantasy IX, que poderia ser revigorado com um sistema de combate inspirado nos clássicos. Embora a Square Enix ainda não tenha confirmado oficialmente, insiders continuam a afirmar que o projeto está em desenvolvimento. Caso o jogo adote um estilo mais tradicional, isso pode marcar um renascimento para a série.
Outro título que pode influenciar essa decisão é Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, cujo lançamento está previsto para breve. Se este jogo tático baseado em turnos for bem-sucedido, ele pode solidificar a ideia de que um retorno ao combate por turnos é não apenas viável, mas desejável.
Os títulos de Final Fantasy da era de ouro, como VI, VII, VIII, IX e X, ainda são considerados por muitos como os mais icônicos da série. Trazer um Final Fantasy XVII com um sistema de turnos moderno, mas que honre suas raízes, pode ser crucial para reconquistar antigos fãs e estabelecer um novo ciclo de sucesso. Este movimento não apenas celebra a rica história da franquia, mas também atende ao apetite contínuo dos jogadores por experiências que combinam estratégia e narrativa envolvente.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.