Sanctuary: A Evolução de Ark Nova com Mecânicas Simplificadas
Por Luana Souza • Publicado em 07/08/2025 • 3 min de leitura
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Sanctuary: Simplificando o Mundo de Ark Nova
Sanctuary, o aguardado lançamento de 2025 de Mathias Wigge, vem com a proposta de refrescar e simplificar as mecânicas do popular Ark Nova, lançado em 2021. Embora o novo jogo ofereça uma experiência mais direta, ele mantém a essência estratégica que conquistou tantos fãs.
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Principais Mudanças
Para os habituados ao Ark Nova, as mudanças em Sanctuary podem parecer significativas. Primeiramente, o jogo elimina a necessidade de dinheiro, permitindo que os jogadores "comprem" animais exclusivamente por meio de ações. As ações de construção e colocação de animais foram unificadas, com cada peça de animal servindo como uma entidade autônoma. Além disso, os jogadores agora constroem seus zoológicos com azulejos hexagonais individuais, em vez dos tradicionais poliminós hexagonais.
Outra mudança notável é a maneira como os projetos de conservação são abordados. Em vez de competir por recompensas em projetos de conservação pública, os jogadores ganham pontos iguais com base no tamanho do projeto concluído. Sanctuary também elimina a ação de associação, removendo parcerias com zoológicos e universidades, e permitindo que os objetivos sejam completados como parte de um turno normal.
Estrutura e Dinâmica de Jogo
A estrutura principal de Ark Nova permanece em Sanctuary: o desafio logístico de gerenciar uma fila de ações para criar um zoológico harmônico e eficiente. Durante a configuração, cada jogador recebe um tabuleiro de jogo vazio e uma prateleira de azulejos, com seis azulejos dispostos em uma exibição numerada de 1 a 6. A primeira ação de cada turno é retirar um azulejo dessa exibição com base no "alcance do azulejo" mostrado em seu azulejo de ação roxo.
Depois, os jogadores escolhem uma das quatro ações de azulejo, deslocando o azulejo para a posição mais à esquerda e movendo os outros azulejos para a direita. Três dessas ações são quase idênticas, permitindo que um azulejo de animal seja jogado, com a única diferença sendo se o animal está associado a rochas, água ou florestas.
Estratégia e Planejamento
Durante o jogo, a estratégia envolve não apenas a colocação de azulejos, mas também o planejamento de projetos futuros. Por exemplo, ao jogar azulejos de projeto, os jogadores podem aumentar os pontos recebidos dessas áreas, além de poderem jogar construções como a Biblioteca, que oferece pontos adicionais.
O jogo também introduz elementos de conquista de atributos de conservação, com marcadores numerados de 2 a 5 que os jogadores podem posicionar no tabuleiro de conquistas de conservação. Ao cumprir os requisitos, os jogadores podem obter pontos e melhorias para suas ações.
Conclusão do Jogo
O jogo termina quando um jogador preenche todo o zoológico ou quando o estoque de azulejos se esgota, com bônus de pontos para aqueles que completarem seus objetivos primeiro. Sanctuary busca preservar a essência de Ark Nova, mas com uma abordagem mais enxuta, focada em ações ao invés de uma combinação de ações e dinheiro.
Agradecimentos a Frank Heeren, da editora original Feuerland Spiele, por ensinar o jogo!
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Cinéfila e série-maníaca, com foco em narrativas femininas, diversidade e representatividade. Analisa estreias com profundidade e destaca o impacto da cultura geek nas produções audiovisuais.
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