Por Pablo Moura • Publicado em 19/06/2025 • 2 min de leitura
O lançamento do Nintendo Switch 2 trouxe uma série de jogos de terceiros, incluindo títulos renomados como Survival Kids, Bravely Default Flying Fairy HD Remaster e Cyberpunk 2077. Apesar do entusiasmo inicial, um desenvolvedor anônimo disse ao The Game Business que as vendas desses jogos ficaram "abaixo de nossas estimativas mais baixas".
Dados da Circana revelam que, nas primeiras semanas após o lançamento, 81% das vendas físicas de jogos do Switch 2 foram dominadas por títulos de primeira linha, como Mario Kart World e as edições para Switch 2 de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e >Tears of the Kingdom. Enquanto isso, Cyberpunk 2077 destaca-se como o jogo de terceiros mais vendido até agora.
Mesmo com uma participação de mercado de quase 40% para jogos de terceiros na primeira semana, conforme destacou Mat Piscatella da Circana, o número ainda é visto como insuficiente, especialmente frente ao sucesso geral do console.
Um dos tópicos de discussão é o uso dos Game-Key Cards, cartuchos que não contêm todo o conteúdo do jogo e exigem download adicional. Kelsey Lewin, da loja Pink Gorilla Games, observou uma baixa venda desses cartões, reafirmando que a expectativa era baixa desde o início.
Por outro lado, Daniel Ahmad, diretor da Niko Partners, minimiza o impacto desses cartões nas vendas. Segundo ele, a resistência dos consumidores a esses cartuchos é uma minoria e tende a diminuir ainda mais no futuro.
Embora o desempenho inicial dos jogos de terceiros no Switch 2 não seja animador, a expectativa é que novos lançamentos e estratégias possam reverter esse cenário. A evolução das vendas nos próximos meses será crucial para determinar o sucesso contínuo desses títulos no mercado.
Em um cenário de constantes inovações e lançamentos, como os jogos de terceiros podem se destacar no Nintendo Switch 2? Será que parcerias estratégicas ou melhorias na experiência do usuário poderão alavancar essas vendas? A indústria dos jogos está sempre em movimento, e o futuro pode reservar surpresas nesse campo competitivo.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.