Por Pablo Moura • Publicado em 03/07/2025 • 2 min de leitura
O mundo dos games está em choque após o anúncio de que o novo FPS de John Romero, famoso por criar Doom, perdeu todo seu orçamento devido a cortes significativos na Xbox. A confirmação veio de Brenda Romero, que compartilhou a situação crítica enfrentada pelo estúdio.
"Ontem à noite, soubemos que nossa editora cancelou o financiamento para nosso jogo", afirmou Romero, destacando que a decisão foi tomada em níveis superiores, além do controle do estúdio. "Gostaríamos profundamente que houvesse algo que pudéssemos ter feito para evitar esse resultado."
A notícia não só abalou o projeto como também resultou em demissões em massa na Romero Games. Christoph Redl, ex-artista do estúdio, confirmou a perda de seu emprego. Relatos indicam que toda a equipe está sendo dispensada, com muitos funcionários recorrendo ao LinkedIn para anunciar que estão à procura de novas oportunidades.
"Fiquei arrasado ao saber que a Romero Games está fechando devido aos cortes da editora", comentou um membro da equipe.
Além da Romero Games, outros projetos também foram afetados. O jogo Everwild, da Rare, foi cancelado, e o estúdio de Forza Motorsport reduziu sua equipe pela metade. Matt Firor, presidente da Zenimax, também deixou a empresa em meio à reestruturação.
Phil Spencer, chefe do Xbox, justificou os cortes como parte de uma estratégia para melhorar a eficiência, removendo camadas de gerenciamento desnecessárias.
As demissões na Microsoft também afetaram estúdios auxiliares como a Raven, conhecida por seu trabalho em Call of Duty. A situação reflete uma tendência de reestruturação que pode reverberar por toda a indústria de games.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.