Por Pablo Moura • Publicado em 02/07/2025 • 3 min de leitura
A Microsoft confirmou o cancelamento do tão aguardado reboot de Perfect Dark, anunciado inicialmente em 2022. Simultaneamente, o estúdio responsável pelo projeto, The Initiative, localizado em Santa Monica, está sendo fechado. Essa decisão é parte de uma série de demissões que impacta cerca de 4% da força de trabalho da Microsoft, o que equivale a aproximadamente 9.000 funcionários.
Fundado em 2018, The Initiative foi promovido como um estúdio "AAAA" e liderado por Darrel Gallagher, ex-chefe da Crystal Dynamics. Com uma equipe composta por veteranos de grandes estúdios como Respawn, BioWare e Naughty Dog, o estúdio prometia inovações significativas. Em 2021, uniu forças com a Crystal Dynamics, desenvolvedora de Tomb Raider, para impulsionar o desenvolvimento de Perfect Dark.
Os jogadores tiveram um vislumbre da jogabilidade de Perfect Dark em 2024, durante o Xbox Games Showcase. O jogo prometia uma experiência envolvente de tiro em primeira pessoa, combinando elementos de simulação imersiva, com a protagonista Joanna Dark utilizando gadgets, furtividade e ataques corpo a corpo para cumprir suas missões. No entanto, o projeto nunca obteve uma janela de lançamento.
Relatórios anteriores ao lançamento do trailer indicavam que o desenvolvimento do jogo estava em dificuldades, apesar da colaboração com a Crystal Dynamics. Alegadamente, o projeto não estava "realmente se concretizando".
Perfect Dark e The Initiative são apenas uma parte do impacto das recentes demissões na Microsoft. Outros estúdios, incluindo a desenvolvedora de The Elder Scrolls Online, ZeniMax Online, e nomes como Blizzard e Turn 10 também foram afetados.
Matt Booty, chefe dos Xbox Game Studios, explicou em um e-mail interno que a decisão de cancelar Perfect Dark, Everwild e outros projetos não anunciados, além de fechar o The Initiative, é um esforço para ajustar prioridades e focar recursos. "Essas escolhas não foram feitas levianamente, pois cada projeto e equipe representam anos de esforço, imaginação e comprometimento", afirmou Booty.
Essas demissões recentes são parte de uma tendência contínua na Microsoft. Em 2023, a empresa já havia demitido cerca de 10.000 funcionários e, em 2024, após a aquisição da Activision Blizzard, reduziu sua equipe em mais 1.900 pessoas. Nesse mesmo ano, a Microsoft também fechou quatro estúdios da Bethesda, como Arkane Austin e Tango Gameworks.
Com essas mudanças, a Microsoft busca redefinir sua estratégia nos jogos eletrônicos, priorizando projetos que possam garantir um sucesso sustentável diante de um cenário de mercado em constante evolução. O impacto dessas decisões será observado nos próximos anos, à medida que a empresa se adapta às novas direções.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.