Modder Transforma Notebook com RTX 4090 em Console Portátil de Alto Desempenho
Por Luana Souza • Publicado em 15/08/2025 • 2 min de leitura

A Revolução dos Consoles Portáteis com Hardware de Notebook
Os consoles portáteis estão evoluindo rapidamente, mas ainda não alcançam a potência dos PCs de mesa e notebooks. No entanto, o criador da Billibilli, Qingchen DIY, deu um passo ousado ao construir um console portátil com um impressionante display 4K de 12,5 polegadas, utilizando hardware de laptop de ponta.
Componentes de Alto Desempenho
Este console personalizado roda Windows 11 e é equipado com uma Nvidia GeForce RTX 4090 para laptops e um processador Intel Core i9-149000HX. Além disso, conta com 64GB de memória DDR5-5600 e um armazenamento de 2TB. Este conjunto de especificações coloca este dispositivo em um patamar acima dos consoles portáteis convencionais.
- 007: First Light Revela Trailer na State of Play e Promete Explorar a Juventude de James Bond
- Nintendo Switch 2: Dicas Essenciais para Aproveitar ao Máximo o Novo Console
Desempenho em Jogos
Qingchen DIY demonstra o dispositivo rodando títulos como Horizon Forbidden West, God of War e Cyberpunk 2077 em 4K, mantendo uma temperatura de operação de 72ºC. Contudo, é importante ressaltar que o dispositivo depende de uma fonte de energia externa para suportar esse nível de desempenho.
Comparação com Outros Consoles Portáteis
No mercado, o maior console portátil disponível é o Acer Nitro Blaze, com uma tela de 10,95 polegadas. A maioria dos chipsets de consoles portáteis utiliza GPUs da AMD, com exceção dos consoles Nintendo Switch e Nintendo Switch 2, que empregam versões personalizadas dos chipsets móveis Tegra da Nvidia.
Por mais que o hardware do Switch 2 fique atrás de PCs portáteis como o Asus ROG Ally X, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou que o Switch 2 redefiniu os gráficos de jogos portáteis.
- 007: First Light Revela Trailer na State of Play e Promete Explorar a Juventude de James Bond
- Nintendo Switch 2: Dicas Essenciais para Aproveitar ao Máximo o Novo Console
Tags:

Cinéfila e série-maníaca, com foco em narrativas femininas, diversidade e representatividade. Analisa estreias com profundidade e destaca o impacto da cultura geek nas produções audiovisuais.