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A Origem Inusitada do Nível Mais Perturbador de System Shock 2

Por Pablo Moura • Publicado em 05/08/20252 min de leitura

A Origem Inusitada do Nível Mais Perturbador de System Shock 2

A Influência Inusitada de System Shock 2

A arquitetura orgânica e perturbadora de System Shock 2 sempre foi um destaque entre os jogadores, mas a origem de um dos níveis mais marcantes do jogo tem uma história ainda mais surpreendente. Segundo o artista Nate Wells, que trabalhou no desenvolvimento do jogo, as estruturas habitadas pelos alienígenas hostis conhecidos como The Many foram criadas com base em imagens de uma colonoscopia de Josh Randall, um dos produtores do jogo.

A Revelação

Durante uma entrevista no podcast Deep Dive, de Nightdive, Wells compartilhou que, enquanto trabalhava no conceito das 'portas esfincterianas' do jogo, ele recebeu imagens do exame médico de Randall. Essas imagens foram usadas como textura base para criar o visual característico e perturbador das portas no jogo. "Se você olhar para aquelas portas, está vendo o cólon de Josh Randall", explicou Wells.

O Impacto e a Remasterização

System Shock 2 foi lançado em 1999 e rapidamente se tornou um clássico, recebendo elogios por sua inovação e atmosfera única, mesmo que a maioria dos jogadores não soubesse da origem peculiar de alguns de seus elementos visuais. Em 2025, a remasterização do jogo pela Nightdive Studios trouxe de volta a experiência para novas plataformas, destacando o carinho e dedicação da equipe, que enfrentou o desafio de não ter o código-fonte completo do jogo original.

Contexto e Legado

A narrativa de System Shock 2 ainda ressoa nos dias de hoje, especialmente com sua recente remasterização para consoles. Este projeto, iniciado em 2019, foi uma verdadeira prova de amor pela equipe da Nightdive Studios, que teve que usar técnicas de engenharia reversa extensivas para reconstruir o jogo a partir do zero.

A revelação sobre a origem do design das portas esfincterianas adiciona uma camada extra de fascínio para os fãs e novos jogadores, destacando como as influências mais inesperadas podem levar à criação de arte memorável nos games.

Pablo Moura
Pablo Moura

Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.

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