Por Pablo Moura • Publicado em 16/06/2025 • 2 min de leitura
Após a revelação do tech demo de The Witcher 4, a CD Projekt Red compartilhou sua decisão de desenvolver o jogo com uma abordagem voltada para consoles. Isso marca uma mudança significativa em sua estratégia, motivada pelo aprendizado com os erros do lançamento de Cyberpunk 2077.
Durante o evento State of Unreal, tivemos um vislumbre do novo cenário explorável de Kovir e uma nova perspectiva da protagonista, Ciri. O jogo se beneficiará do Unreal Engine 5, um salto tecnológico que substitui o motor proprietário do estúdio.
O lançamento de Cyberpunk 2077 em 2020 foi marcado por problemas de desempenho, especialmente nos consoles da geração anterior. Versões para PS4 e Xbox One tiveram tantos problemas que a Sony chegou a remover o jogo da PS Store, oferecendo reembolsos. Cinco anos depois, apesar de ser considerado um dos melhores RPGs da atualidade, a CDPR quer evitar repetir esses problemas com The Witcher 4.
Charles Tremblay, VP de Tecnologia da CDPR, destacou que o estúdio sempre priorizou o PC, mas agora busca um desenvolvimento 'console-first'. A ideia é que, ao otimizar o jogo para consoles, será mais fácil escalá-lo para PCs, em vez de adaptar versões para consoles.
A transição para uma abordagem voltada para consoles traz desafios, como o objetivo de rodar The Witcher 4 a 60fps no Xbox Series S, algo que Tremblay admitiu ser extremamente desafiador. No entanto, o compromisso com os jogadores de PC permanece firme.
Jakub Knapik, VP e Diretor de Arte Global, explicou que focar nos consoles facilitará o 'scale up' para PCs, garantindo que jogadores que investirem em hardware potente não fiquem com uma experiência simplificada.
A data de lançamento de The Witcher 4 ainda não foi definida, mas não é esperada antes de 2027. Enquanto isso, a CD Projekt Red também está focada em outros projetos, incluindo uma sequência para Cyberpunk e um remake de The Witcher.
A abordagem 'console-first' da CDPR promete oferecer um produto mais polido e uma experiência de jogo mais rica para todas as plataformas, aprendendo com os desafios do passado e mirando um futuro promissor para seus próximos lançamentos.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.