Por Pablo Moura • Publicado em 02/07/2025 • 2 min de leitura
O jogo Warcraft Rumble, inspirado na renomada série da Blizzard, está mudando para um modo de operação reduzida. Após um ciclo de demissões na Microsoft, que afetou cerca de 4% da força de trabalho, o futuro do jogo será focado apenas em eventos regulares e correções de bugs, sem novos conteúdos.
A presidente da Blizzard, Johanna Faires, comunicou internamente que a decisão de mudar o Warcraft Rumble para uma fase de 'operações ao vivo' foi inevitável. Este movimento é semelhante ao que ocorreu com jogos como StarCraft II e Heroes of the Storm, onde a manutenção tornou-se a prioridade principal.
Lançado em 2023, Warcraft Rumble teve uma gestação de nove anos, mas não conseguiu se firmar no mercado, apesar das atualizações contínuas e do feedback da comunidade. A falta de sustentabilidade foi um dos fatores principais para essa mudança estratégica.
O site Aftermath relatou que até 100 funcionários podem ter sido afetados pelos cortes na Blizzard, com alguns sendo realocados para outros projetos dentro da empresa. No entanto, essas equipes também não estão imunes às reduções, refletindo um cenário de incerteza.
O impacto dos cortes não se limita à Blizzard. A Microsoft, detentora do Xbox, também cancelou um MMO da Zenimax Online Studios, que estava por trás de Elder Scrolls Online. Outros projetos, como o reboot de Perfect Dark pela The Initiative, também chegaram ao fim. Este estúdio foi originalmente criado para liderar o desenvolvimento do jogo, mas enfrentou dificuldades e acabou sendo fechado.
Além disso, Everwild, um projeto ambicioso da Rare, criadora de Sea of Thieves, foi cancelado após um desenvolvimento problemático. O jogo, anunciado em 2019, perdeu ímpeto e, apesar de tentativas de reboot, foi descontinuado.
Enquanto a poeira ainda está baixando, a indústria observa atentamente os desdobramentos dessas decisões. Com a Microsoft reorganizando suas prioridades, especialmente sob a bandeira do Xbox, resta saber como essas mudanças afetarão a saúde a longo prazo das suas divisões de desenvolvimento de jogos.
Essas movimentações são um reflexo de tempos desafiadores para grandes corporações no setor de games, que buscam se adaptar a um mercado em constante evolução e cada vez mais competitivo.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
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