Por Pablo Moura • Publicado em 02/07/2025 • 3 min de leitura
Warcraft Rumble, o jogo móvel de defesa de torres inspirado na icônica série Warcraft, está enfrentando um futuro incerto. A Blizzard anunciou que o jogo não receberá novos conteúdos, concentrando-se apenas em eventos in-game e correções de bugs. Esta decisão ocorre em meio a uma onda de demissões que afetou cerca de 4% da força de trabalho da Microsoft, totalizando aproximadamente 9.000 funcionários.
Conforme detalhado em um post no blog da Blizzard, a equipe por trás de Warcraft Rumble será redirecionada para uma fase de operações ao vivo, sem novos desenvolvimentos de conteúdo. Isso reflete uma estratégia semelhante adotada por outros jogos da Blizzard, como StarCraft II e Heroes of the Storm. Em um e-mail interno, a presidente da Blizzard, Johanna Faires, explicou que essas mudanças são parte de um esforço maior para adaptar a empresa às novas condições de mercado.
A decisão de descontinuar o desenvolvimento de novos conteúdos para Warcraft Rumble é um golpe significativo, especialmente considerando que o jogo foi lançado em 2023 após nove anos de desenvolvimento. Apesar dos esforços para incorporar feedback da comunidade, o jogo não conseguiu encontrar um caminho sustentável.
Além das mudanças na Blizzard, outros estúdios sob o guarda-chuva da Microsoft também estão enfrentando cortes drásticos. O MMO desenvolvido pela Zenimax Online Studios, responsável por Elder Scrolls Online, foi cancelado. O estúdio The Initiative, fundado para liderar o reboot de Perfect Dark, também está sendo fechado. O ambicioso projeto Everwild, da Rare, desenvolvedora de Sea of Thieves, foi encerrado após um desenvolvimento tumultuado.
Esses cancelamentos e reestruturações são indicativos dos desafios enfrentados por grandes empresas de tecnologia e jogos em 2025. A decisão de reorientar Warcraft Rumble para um modo de suporte limitado é um reflexo de uma indústria em rápida transformação, onde a sustentabilidade e a adaptação são essenciais para a sobrevivência.
Com a indústria de jogos evoluindo rapidamente, as empresas estão buscando maneiras de se tornarem mais ágeis. Em meio a essa onda de mudanças, a capacidade das empresas de adaptar suas estratégias determinará seu sucesso futuro. Embora Warcraft Rumble esteja em modo de suporte, a Blizzard e outras divisões da Microsoft ainda têm potencial para se reinventar e prosperar em novos projetos.
As demissões e reestruturações ainda estão sendo avaliadas, com informações surgindo gradualmente dos estúdios afetados. À medida que o mercado de jogos continua a evoluir, os jogadores e desenvolvedores aguardam ansiosamente por novas direções e oportunidades que possam surgir dessas mudanças significativas.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
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