MANGÁS E ANIMES

População Estrangeira no Japão Atinge Recorde em Meio à Queda de Nativos

Por Luana Souza • Publicado em 13/08/20252 min de leitura

População Estrangeira no Japão Atinge Recorde em Meio à Queda de Nativos

Queda Populacional e Crescimento Estrangeiro no Japão

Desde 1968, o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão monitora a demografia do país. Em 2025, o levantamento revelou uma tendência que já se arrasta por 16 anos: a população japonesa continua a diminuir, enquanto o número de residentes estrangeiros cresce.

Em 1º de janeiro de 2025, o Japão abrigava 120.653.227 cidadãos japoneses, uma redução de 908.000 em comparação ao ano anterior. O fenômeno é impulsionado por uma taxa de mortalidade que supera a de natalidade, com 1,59 milhão de mortes ante apenas 680.000 nascimentos.

Por outro lado, a população estrangeira alcançou 3.677.463 indivíduos, representando um aumento de 354.000 em relação ao ano passado. Notavelmente, a taxa de natalidade entre estrangeiros é significativamente superior à de mortalidade, com 22.738 nascimentos e 9.073 falecimentos.

Impacto nas Regiões Japonesas

Tóquio se destaca como a única prefeitura com crescimento no número de habitantes, 5,15% dos quais são estrangeiros. Mesmo em áreas rurais, como Oizumi-machi na província de Gunma, a presença estrangeira é marcante, compõem 20% da população local.

A maioria dos estrangeiros no Japão tem entre 15 e 64 anos, sugerindo que muitos estão lá para trabalhar. Esse influxo de trabalhadores estrangeiros é visto como uma solução para compensar a redução da força de trabalho nativa.

Recordes Históricos

O Japão atingiu um triste marco em 2025, com o maior número de mortes e o menor número de nascimentos desde o início dos registros. Em contrapartida, a população estrangeira nunca foi tão numerosa.

Se a tendência persistir, projeta-se que a população japonesa cairá abaixo de 120 milhões em 2026, reforçando a necessidade de políticas de imigração que possam sustentar a economia e a sociedade do país.

Fonte: SoraNews24

Danica Davidson, autora de obras best-sellers sobre arte mangá, oferece mais detalhes e insights sobre a cultura japonesa em seu site pessoal.

Luana Souza
Luana Souza

Cinéfila e série-maníaca, com foco em narrativas femininas, diversidade e representatividade. Analisa estreias com profundidade e destaca o impacto da cultura geek nas produções audiovisuais.

🔗 Posts relacionados