Por Pablo Moura • Publicado em 28/06/2025 • 3 min de leitura
Quando jogamos, a maioria dos processos que tornam os mundos digitais vibrantes são invisíveis para nós. No entanto, esses elementos são fundamentais para a imersão. Em jogos como Assassin's Creed Shadows, a iluminação desempenha um papel crucial, transformando ambientes estáticos em locais vivos e dinâmicos.
A iluminação em jogos 3D não é apenas acender uma lâmpada. Ela envolve processos complexos como reflexão, absorção e dispersão. Esses fenômenos físicos são estudados há séculos, e os desenvolvedores de jogos estão sempre procurando maneiras de aplicá-los de forma prática, equilibrando com as limitações dos hardwares modernos para criar experiências visuais impressionantes.
No passado, a iluminação nos jogos era 'pré-calculada' ou 'baked', o que limitava a dinâmica dos ambientes. Nicolas Lopez, arquiteto técnico da Ubisoft, compartilhou como, se Assassin's Creed Shadows tivesse seguido as técnicas de Unity, levaria dois anos para calcular toda a iluminação, exigindo cerca de 2TB de armazenamento. No entanto, avanços como o ray tracing permitem cálculos em tempo real, revolucionando a forma como vemos e interagimos com o mundo do jogo.
Com o ray tracing, os desenvolvedores agora podem criar ambientes que reagem dinamicamente às mudanças no jogo, como a hora do dia ou o clima. Lopez explica que, ao contrário das técnicas tradicionais, o ray tracing permite que a iluminação se ajuste automaticamente às alterações no mundo do jogo, sem necessidade de longos períodos de cálculo. Isso não só melhora a qualidade visual, mas também oferece aos artistas mais liberdade criativa.
Desde Assassin's Creed Origins, o mundo dos jogos cresceu significativamente, passando de cidades pequenas para vastos territórios de 256 km². A Ubisoft desenvolveu um sistema dinâmico de iluminação, variando a densidade das sondas de luz conforme a complexidade da cena. Isso garante alta qualidade visual sem inflacionar o tamanho dos arquivos de jogo.
A combinação de iluminação pré-calculada e dinâmica em Shadows cria um ambiente imersivo e realista. Com 11 horários do dia, quatro estações e sistemas climáticos dinâmicos, a iluminação precisa se adaptar a essas mudanças para manter a coerência visual. As inovações em Shadows demonstram como a tecnologia está moldando o futuro dos jogos, permitindo que os desenvolvedores criem mundos mais vivos e interativos sem comprometer o desempenho.
Com a adoção de técnicas como o Academy Color Encoding System, a Ubisoft assegura consistência visual, permitindo que todos os elementos do jogo se sintam parte de um mesmo universo coeso. Assassin's Creed Shadows exemplifica como a tecnologia de iluminação está evoluindo, oferecendo experiências mais ricas e envolventes para jogadores e desenvolvedores.
Em resumo, a tecnologia de iluminação em Assassin's Creed Shadows não só melhora a experiência visual, mas também redefine a forma como os jogos são desenvolvidos, proporcionando mundos mais dinâmicos e realistas para todos nós explorarmos.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
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