Por Pablo Moura • Publicado em 28/06/2025 • 3 min de leitura
Nos jogos de videogame, grande parte do que experimentamos é invisível para nós. Elementos que observamos diretamente funcionam devido a complexos sistemas ocultos. Em jogos como Assassin's Creed Shadows, a iluminação desempenha um papel crucial, sendo mais que uma simples luz acesa em um quarto. A ciência da luz, explorada por séculos, é aplicada de maneiras práticas pelos designers de jogos, equilibrando as limitações dos GPUs atuais para proporcionar uma experiência envolvente.
Um dos maiores desafios em jogos com perspectivas 3D é simular a iluminação realista. Historicamente, a iluminação era 'pré-computada', ou seja, calculada e armazenada previamente, o que era viável para jogos estáticos. No entanto, com a expansão dos mundos de jogos, como em Assassin's Creed Origins, que apresenta áreas de 256 km², a abordagem tradicional se tornou inviável devido ao consumo excessivo de espaço de armazenamento.
A introdução do ray tracing revolucionou a abordagem da Ubisoft. Essa tecnologia permite que artistas ajustem cenas sem esperar por longos tempos de processamento. A iluminação é calculada por pixel, resultando em maior fidelidade visual. Em Assassin's Creed Shadows, isso se traduz em um mundo mais dinâmico, com 11 horários diferentes do dia, diversas condições climáticas e ambientes destrutíveis.
Os desenvolvedores da Ubisoft adotaram técnicas inovadoras, como a densidade variável de sondas de luz, para equilibrar qualidade visual e armazenamento. Em áreas urbanas densas, mantêm a resolução de 50 centímetros, enquanto em espaços abertos, como desertos, a resolução é reduzida. Essa estratégia minimiza o tamanho dos dados sem comprometer a qualidade visual.
Com o ray tracing, a equipe de desenvolvimento de Shadows conseguiu criar noites autênticas e ambientes mais realistas, sem depender de iluminação artificial. A tecnologia permite que elementos destrutíveis contribuam para a iluminação da cena, e que mudanças sazonais alterem a atmosfera do jogo. Isso foi crucial para atender aos desejos dos jogadores por um título de Assassin's Creed focado em ninjas.
A implementação dessas tecnologias em Assassin's Creed Shadows exemplifica como os desenvolvedores estão adaptando suas práticas para aproveitar ao máximo o hardware moderno. Os jogadores agora desfrutam de mundos mais vivos e dinâmicos, enquanto os designers têm a liberdade de criar sem comprometer a qualidade gráfica.
Assassin's Creed Shadows não apenas eleva o padrão de gráficos nos jogos, mas também demonstra o futuro promissor que a iluminação dinâmica e o ray tracing representam para a indústria.
Créditos da imagem: Ubisoft
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
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