Por Pablo Moura • Publicado em 03/07/2025 • 3 min de leitura
A Electronic Arts (EA) oficializou que Anthem, uma de suas ambiciosas apostas nos jogos de serviço ao vivo, terá seus servidores desativados em 12 de janeiro de 2026. Essa decisão significa que, após esta data, o jogo não poderá mais ser jogado, uma vez que foi concebido para funcionar exclusivamente online.
Segundo comunicado da EA, aqueles que adquiriram Anthem ainda poderão baixá-lo de suas bibliotecas digitais e aproveitá-lo até a data de encerramento. No entanto, a partir de 15 de agosto de 2025, Anthem também será removido do catálogo do EA Play, a plataforma de assinatura da empresa.
Anthem junta-se a uma lista crescente de jogos de serviço ao vivo que foram encerrados, como Marvel's Avengers e Battleborn. Um caso extremo foi o de Concord, da Sony, que teve uma vida útil de apenas duas semanas. Esses exemplos destacam os riscos desse modelo de jogo, que depende fortemente de bases de jogadores ativas e sustentáveis.
Na época de seu lançamento, em 2019, Anthem foi recebido com críticas mistas. Andrew Wilson, CEO da EA, apontou que a tentativa de agradar a públicos distintos pode ter sido um fator para o desempenho aquém do esperado do jogo. Mesmo com o declínio no interesse, a desenvolvedora BioWare continuou a trabalhar em outros projetos.
A renomada desenvolvedora enfrenta tempos difíceis. Após o fracasso comercial de Dragon Age: The Veilguard, a BioWare passou por mudanças significativas, resultando em uma equipe que atualmente conta com menos de 100 funcionários, número bem abaixo dos mais de 400 de seu auge. No entanto, há esperança no horizonte com um novo projeto da franquia Mass Effect em andamento.
A equipe "core" da BioWare está focada neste próximo título, que promete ressuscitar o entusiasmo em torno da série. Com o fechamento de Anthem, a empresa busca redirecionar seus esforços e reafirmar sua posição no mercado de jogos de RPG.
O caso de Anthem suscita importantes reflexões sobre a viabilidade e a sustentabilidade dos jogos de serviço ao vivo. O desafio de manter uma base de jogadores engajada e os custos contínuos de manutenção de servidores são fatores críticos que desenvolvedores e publishers enfrentam nesse modelo. Com a indústria em constante evolução, será interessante observar como futuros lançamentos abordarão esses desafios e se conseguirão criar experiências duradouras para os jogadores.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.