Por Pablo Moura • Publicado em 03/07/2025 • 3 min de leitura
A Electronic Arts (EA) anunciou recentemente que os servidores de Anthem, o ambicioso jogo online lançado em 2019, serão desligados definitivamente em 12 de janeiro de 2026. Essa decisão tornará o game completamente inacessível, já que foi projetado exclusivamente para ser jogado online, impossibilitando qualquer alternativa offline.
Para aqueles que já adquiriram Anthem, ainda será possível baixá-lo de bibliotecas digitais e jogá-lo até a data final. Contudo, a partir de 15 de agosto de 2025, o jogo será removido do catálogo do EA Play, o serviço de assinatura da empresa.
Anthem se junta a uma lista crescente de jogos como serviço que não conseguiram manter seu público a longo prazo. Títulos como Marvel's Avengers, Battleborn e Super Bomberman R também enfrentaram desafios semelhantes. Em casos extremos, como o de Concord, da Sony, o jogo foi descontinuado em apenas duas semanas.
A dificuldade enfrentada por Anthem não é novidade no setor. Quando lançado, o jogo já mostrava sinais de luta, conforme explicou o CEO da EA, Andrew Wilson. O título tentou agradar a duas audiências distintas ao mesmo tempo, o que resultou em uma recepção morna e uma base de jogadores que rapidamente se dissipou.
Apesar do encerramento de Anthem, a BioWare, desenvolvedora do jogo, não sofreu demissões em decorrência dessa decisão. Entretanto, a situação na BioWare permanece desafiadora. O estúdio, que já teve mais de 400 funcionários, agora conta com menos de 100, após o desempenho decepcionante de Dragon Age: The Veilguard.
Mesmo assim, a BioWare mantém suas operações, concentrando-se em seu próximo projeto, um novo título da franquia Mass Effect. Este novo jogo está sendo desenvolvido por uma equipe "central", com o objetivo de revitalizar o legado da BioWare no gênero RPG.
O caso de Anthem levanta questões importantes sobre a viabilidade dos jogos como serviço e o que os desenvolvedores podem aprender com esses casos. A competição acirrada, as expectativas dos jogadores e as limitações tecnológicas são fatores que continuarão a desafiar as empresas na criação de experiências duradouras e envolventes.
Enquanto a indústria de jogos evolui, a capacidade de adaptação e inovação será crucial para que os desenvolvedores possam superar esses desafios e, quem sabe, evitar que mais projetos sigam o mesmo caminho de Anthem.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.