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Equipe de Desenvolvimento de Histórias da Blizzard Opta por Sindicalização

Por Luana Souza • Publicado em 13/08/20252 min de leitura

Equipe de Desenvolvimento de Histórias da Blizzard Opta por Sindicalização

Sindicalização da Equipe de Histórias da Blizzard

A equipe responsável por contar as histórias por trás das franquias da Blizzard, conhecida como Desenvolvimento de Histórias e Franquias (SFD), tomou a decisão histórica de se sindicalizar. Após o resultado da votação de autorização sindical, o SFD agora integra o Sindicato dos Trabalhadores em Comunicação da América (CWA) em Orange County, Califórnia. A Microsoft, proprietária da Blizzard, reconheceu voluntariamente o voto de sindicalização da equipe SFD, marcando um passo significativo para os trabalhadores da indústria de games.

Antecedentes e Contexto

Nos últimos doze meses, outras equipes da Blizzard também optaram por sindicalizar-se. Em julho de 2024, a equipe de desenvolvedores de World of Warcraft se uniu ao CWA, enquanto a equipe de Overwatch 2 seguiu o mesmo caminho em maio de 2025. Este movimento crescente reflete uma tendência de maior organização dos trabalhadores na indústria de jogos, buscando melhores condições de trabalho e maior segurança.

Declarações de Liderança Sindical

Buddy Fisk, um dos organizadores do sindicato SFD, mencionou em uma declaração pública que os frequentes cortes de empregos na indústria foram um fator crucial para essa decisão. Fisk destacou que, após mais de uma década na Blizzard, a estabilidade no local de trabalho está em declínio. "Com um sindicato, podemos preservar o que torna este lugar especial, garantir transparência nas decisões e assegurar a aplicação justa das políticas", afirmou.

Impactos Recentes e Futuras Perspectivas

A decisão de sindicalização ocorre em um momento em que a Blizzard e sua controladora, Microsoft, enfrentam desafios significativos. No último mês, a Blizzard perdeu muitos membros da equipe dedicada ao jogo mobile Warcraft Rumble, parte de um corte maior de 9.000 empregos na Microsoft. Além disso, a empresa viu a saída de Rod Fergusson, gerente geral de Diablo, após cinco anos de casa. Em meio a essas mudanças, a presidente da Blizzard, Johanna Faries, sugeriu possíveis novas produções de TV e cinema baseadas nas franquias da empresa.

Este movimento de sindicalização pode influenciar a maneira como a Blizzard e outras empresas do setor interagem com seus funcionários, promovendo um ambiente de trabalho mais transparente e justo.

Luana Souza
Luana Souza

Cinéfila e série-maníaca, com foco em narrativas femininas, diversidade e representatividade. Analisa estreias com profundidade e destaca o impacto da cultura geek nas produções audiovisuais.

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