Wolf Street: A Evolução de um Jogo de Negociação Frenético
Por Ana Luiza • Publicado em 01/07/2025 • 2 min de leitura
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A Gênese de Wolf Street
Wolf Street, inicialmente lançado como Masters of Commerce em 2011, foi renomeado para Panic on Wall Street! em sua segunda edição em 2012. Este jogo de negociação em tempo real, projetado por Britton Roney, permite até onze jogadores em uma competição caótica e barulhenta, onde o objetivo é emergir como o melhor negociador, seja como gerente ou investidor.
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No coração do jogo está um sistema assimétrico: metade dos jogadores são gerentes vendendo ações, enquanto a outra metade são investidores comprando essas ações. Cada rodada de negociação dura apenas dois minutos, causando uma corrida frenética para fechar os melhores negócios. Os valores das ações são ajustados após cada rodada com base em um lançamento de dados, adicionando um elemento de sorte e estratégia.
A Inspiração por Trás do Jogo
A ideia de Wolf Street surgiu em 2010, durante uma pausa para almoço nas Montanhas Rochosas, EUA. Britton Roney, junto com seu pai Blake, buscava criar um jogo que atendesse grandes grupos, inspirado em uma recente experiência de negociação de contrato de aluguel. A intenção era capturar a intensidade e incerteza dessas negociações em um formato de jogo de tabuleiro.
Elementos de vários jogos, como Catan e Dixit, foram incorporados para criar um ambiente de negociação em tempo real, resolvendo problemas de tempo de espera para grandes grupos e introduzindo um tabuleiro de mercado que definiu os riscos de cada tipo de propriedade.
Evoluções e Novas Edições
Após sua estreia na SPIEL '11, o jogo chamou a atenção da Asmodee, que sugeriu uma temática de mercado de ações, resultando em Panic on Wall Street! As alterações incluíram simplificações nas regras e uma reestruturação visual para refletir melhor o tema proposto.
Em 2023, uma nova edição sob a chancela da Broadway Toys trouxe ajustes significativos. Entre eles, o reequilíbrio do tabuleiro de mercado e dados, eliminação de eliminação de jogadores, aprimoramentos na jogabilidade dos gerentes e a introdução de um componente de $1, que melhorou a dinâmica das negociações.
Conclusão
Wolf Street destaca-se por proporcionar uma experiência de negociação intensa e divertida para grandes grupos. As últimas atualizações e a arte antropomórfica de Sonja Müller aprimoraram ainda mais a experiência, garantindo que este jogo continue a ser um favorito entre os entusiastas de jogos de tabuleiro.
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Apaixonada por animes e mangás desde a infância, cobre lançamentos, bastidores e curiosidades do Japão pop. É especialista em Crunchyroll, estreias sazonais e fandoms de cultura otaku.