Fear of the Dark: Uma Jornada Solitária pelo Medo e Escuridão
Por Pablo Moura • Publicado em 05/08/2025 • 3 min de leitura
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Fear of the Dark: Explorando o Desconhecido
'Fear of the Dark' é um jogo de tabuleiro que coloca o jogador em uma situação de tensão e estratégia, onde a luz é um recurso escasso e precioso. Idealizado por Damir Debanic, o jogo nasceu de uma ideia simples: a sensação de estar sozinho no escuro com uma fonte limitada de luz. O nome do jogo foi uma feliz coincidência, inspirado pela música clássica da banda Iron Maiden, que surgiu durante o desenvolvimento.
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Inspirações e Mecânicas
Embora Debanic não tenha experimentado o jogo The Night Cage, ele admite que foi uma inspiração subconsciente. Em Fear of the Dark, a mecânica envolve colocação de peças e um sistema de 'pressione sua sorte'. A dificuldade é modulada pela quantidade de fósforos que o jogador possui no início, o que determina a complexidade da partida.
Estrutura do Jogo
A sequência de ações no jogo é direta:
Acenda um fósforo
Planeje suas ações
Execute essas ações
Repita
O jogo não possui turnos tradicionais, permitindo um fluxo contínuo de ações enquanto os jogadores alternam entre períodos de luz e escuridão. O objetivo é escapar de um labirinto, alcançando a saída na última peça. Se as cartas acabarem, o jogador perde, simbolizando a perda da sanidade e identidade no labirinto.
Desafios e Evolução
Um dos desafios centrais do jogo é equilibrar segurança e risco. Optar por uma abordagem cautelosa pode resultar em falha devido à falta de tempo, enquanto uma abordagem precipitada pode levar ao desperdício de fósforos e, eventualmente, ao fracasso. Desde sua concepção até a campanha de financiamento coletivo em nove meses, o jogo passou por várias mudanças significativas:
Adição de armadilhas
Alteração das peças de uma única célula para uma grade 3x3, aumentando as opções estratégicas
Implementação de cartas coringa
Após a campanha, introduziu-se a morte instantânea, que ocorre raramente e depende das decisões arriscadas dos jogadores, além de um baralho de peças de tamanho desconhecido, aumentando a imprevisibilidade.
O Futuro de Fear of the Dark
No momento, o jogo é projetado para ser uma experiência solo, mas há potencial para adaptações futuras. O foco de Debanic foi criar uma atmosfera de medo e desconhecido, onde cada decisão pesa muito, e as ações são determinadas apenas até a revelação do próximo cômodo.
Em 2025, os apoiadores da campanha receberão suas cópias, e a InterHuman terá um estande na SPIEL Essen 25, apresentando 'Fear of the Dark' e outros títulos como 'Propuh' e 'Badgers'. Além disso, uma prévia do próximo lançamento, 'Jure Grando: The First Vampire', poderá ser vista no evento.
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Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.