Pirate O-Zone: Transformando um Jogo Simples em uma Batalha Naval Empolgante
Por Luana Souza • Publicado em 01/08/2025 • 3 min de leitura
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Pequenos Lotes, Grandes Ambições
Há mais de duas décadas, Mike Petty adota uma abordagem artesanal para publicar seus jogos, produzindo pequenas tiragens e buscando atrair a atenção de grandes editoras. Embora a maioria dos seus jogos nunca passe das cópias montadas à mão, a persistência trouxe alguns frutos, como royalties da versão coreana de What's It to Ya?. Seu mais recente projeto é O-Zone e suas variações, dentre elas o intrigante Pirate O-Zone.
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A Evolução de O-Zone
Em agosto de 2024, Petty redesenhou os gráficos de O-Zone, um jogo de destreza com dados criado há uma década. O jogo consiste em lançar dados em direção a alvos, marcando pontos pela proximidade e pelo valor rolado. Apesar de sua simplicidade, o jogo provou ser um sucesso entre grupos casuais.
Para manter a produção acessível, Petty montou cada cópia manualmente com ajuda de sua família, utilizando componentes de fontes acessíveis. Durante o final de 2024 e início de 2025, O-Zone se destacou nas vendas, incentivando a criação de novas edições temáticas.
Desafios e Decisões Criativas
A ideia de criar uma nova edição mensal para 2025 logo se mostrou ambiciosa demais. Apesar de conseguir ajustar regras e criar variações divertidas, a produção artística e a manutenção de vendas tornaram o ritmo insustentável. Pirate O-Zone, por exemplo, levou quatro meses desde o primeiro teste até o produto final.
Colaboração e Criatividade
Para enriquecer Pirate O-Zone, Petty colaborou com Lee Keiser II, especialista em jogos de piratas. Juntos, eles definiram que as equipes lançariam dados de extremidades opostas da mesa, competindo pelo controle de ilhas centrais. Essa mudança simples trouxe uma sensação de batalha naval direta e envolvente.
Refinando as Regras
Ao testar o jogo, Petty percebeu a complexidade desnecessária de algumas regras. Decidiu simplificar a mecânica de tiro de canhão e controle das ilhas, focando na diversão e nas escolhas estratégicas. As regras finais permitem até três lançamentos de canhão, aumentando a emoção e profundidade do jogo.
O Toque Final
Com a ajuda de Brian Ritson para a arte, Pirate O-Zone se tornou a edição mais atraente visualmente. O jogo foi disponibilizado em maio de 2025, tanto em plataformas online quanto em lojas físicas. A abordagem de produção em pequenos lotes continua a ser uma estratégia para demonstrar o potencial do jogo a editoras maiores.
Pirate O-Zone se junta a outras edições como Axecadia e Michigan, cada uma trazendo suas próprias nuances e desafios.
Para adquirir uma cópia, você pode visitar Michigan-Made.com ou contatar lojas locais que podem encomendar diretamente com o autor.
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Cinéfila e série-maníaca, com foco em narrativas femininas, diversidade e representatividade. Analisa estreias com profundidade e destaca o impacto da cultura geek nas produções audiovisuais.
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