Hideaki Itsuno Explica Escolhas de Design Polêmicas em Dragon's Dogma 2 e Sua Saída da Capcom
Por Ana Luiza • Publicado em 27/08/2025 • 2 min de leitura

Dragon's Dogma 2, lançado no ano passado, foi recebido com críticas geralmente positivas, mas não conquistou unanimidade entre os jogadores. Hideaki Itsuno, diretor do game, em sua primeira entrevista após deixar a Capcom, esclareceu que o design do jogo foi intencionalmente voltado para um público específico. Falando ao , Itsuno afirmou: "Eu fiz o jogo não como um título da Nintendo que agrada a todos, mas para um certo tipo de público". Ele ressaltou que, embora algumas pessoas fora desse público-alvo possam não ter apreciado o jogo, aqueles que gostaram realmente valorizaram os detalhes e o trabalho dedicado ao projeto.
Saída da Capcom e Novos Desafios
Itsuno também comentou sobre sua decisão de deixar a Capcom, ocorrida apenas seis meses após o lançamento de Dragon's Dogma 2. O motivo principal foi o desejo de criar um jogo AAA original, em vez de continuar com sequências de franquias como Devil May Cry e Dragon's Dogma. Atualmente, ele está no estúdio LightSpeed Japan, de propriedade da Tencent, onde trabalha em um novo jogo de ação.
- A Magia por Trás de Hong Kong em Deus Ex: Entrevista com o Designer Steve Powers
- Street Fighter 6: Ano 3 Traz Novos Personagens com Sagat em Destaque
Uma Última Oportunidade
O diretor explicou que vê essa mudança como sua "última chance" devido à redução no número de lançamentos AAA na indústria. "Não sou mais jovem e, mais do que 'agora é o momento certo', é como se fosse 'minha última oportunidade' de me desafiar", comentou Itsuno. Ele também revelou que quase deixou a Capcom durante o desenvolvimento de Dragon's Dogma 2, mas optou por ficar até o término completo do projeto antes de se juntar à LightSpeed.
Para uma análise sobre o impacto das escolhas de design do jogo, você pode conferir a resenha de Dragon's Dogma 2 da GameSpot.
- A Magia por Trás de Hong Kong em Deus Ex: Entrevista com o Designer Steve Powers
- Street Fighter 6: Ano 3 Traz Novos Personagens com Sagat em Destaque
Tags:

Apaixonada por animes e mangás desde a infância, cobre lançamentos, bastidores e curiosidades do Japão pop. É especialista em Crunchyroll, estreias sazonais e fandoms de cultura otaku.
🔗 Posts relacionados

Games
Hideaki Itsuno Sai da Capcom para Evitar Repetição e Abraçar Novo Desafio Criativo
2 min de leitura

Games
Devil May Cry 5 Atinge 10 Milhões de Vendas: Série da Netflix Impulsiona Sucesso
3 min de leitura

Games
Capcom e Udon Entertainment Lançam Edição Expandida do Livro de Arte Marvel Vs. Capcom
2 min de leitura