Por Pablo Moura • Publicado em 27/06/2025 • 2 min de leitura
'Supermoves: Mundo do Parkour', um jogo amado por fãs de freerunning, está em contagem regressiva para sua remoção do Steam, marcada para 30 de junho. Atualmente, o jogo está disponível por apenas $0,79, uma verdadeira pechincha para os entusiastas de jogos de parkour. Mas o que levou a este ponto?
Desde seu lançamento no ano passado, 'Supermoves' ofereceu uma experiência eletrizante, misturando mecânicas de Mirror's Edge com modos multiplayer inovadores. No entanto, apesar das críticas positivas, as vendas decepcionantes forçaram a desenvolvedora Makea Games a fechar suas portas em abril deste ano.
Tomi Toikka, fundador e ex-CEO da Makea Games, tentou manter a propriedade intelectual de 'Supermoves', mas sem sucesso. Em uma atualização final, Toikka revelou que as condições financeiras da Makea impediram qualquer tentativa de manter o jogo no mercado. "Após o fechamento da Makea Games, esperava salvar a IP do jogo, mas às vezes o custo dos negócios é perder algo que você ama", compartilhou.
Com a remoção do jogo, todos os recursos multiplayer de 'Supermoves' serão desativados. Isso significa que, embora o modo de jogador único permaneça intacto, uma parte significativa da experiência original será perdida. "Se você se importa com a preservação digital e o desenvolvimento independente, espero que o destino de Supermoves inspire uma conversa mais ampla sobre como manter o trabalho criativo vivo", afirmou Toikka.
Para aqueles que desejam explorar 'Supermoves' antes de sua remoção, o momento é agora. Além do jogo base por $0,79, a edição deluxe, que inclui itens cosméticos e a trilha sonora, está disponível por $2,43. Essa pode ser sua última chance de experimentar este mundo de parkour vibrante e único.
A história de 'Supermoves' levanta questões importantes sobre a preservação de jogos digitais e a sustentabilidade de desenvolvedoras independentes. Em um mercado tão competitivo, a sobrevivência de títulos inovadores muitas vezes depende de circunstâncias que vão além da qualidade do jogo.
Com o fim de 'Supermoves' no Steam, ficamos com a reflexão sobre como podemos apoiar e sustentar a criatividade no mundo dos jogos, garantindo que obras como essa não desapareçam sem deixar rastro.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
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