Por Pablo Moura • Publicado em 28/06/2025 • 3 min de leitura
A complexidade por trás dos videogames frequentemente passa despercebida pelos jogadores. Grande parte do que vemos nas telas, especialmente em jogos de alta fidelidade, depende de processos invisíveis que ocorrem nos bastidores. Em Assassin's Creed Shadows, a Ubisoft eleva essa complexidade a um novo patamar ao implementar tecnologia de ponta em iluminação, resultando em mundos mais vibrantes e realistas.
Durante anos, a iluminação em jogos foi dominada pelas técnicas de pré-cálculo, conhecidas como 'baking'. Essa abordagem, embora eficiente para jogos estáticos, não se mostrava viável para mundos dinâmicos e em expansão, como os vistos em Assassin's Creed. A diferença entre os métodos antigos e os atuais é notável: se Shadows utilizasse a mesma técnica de Unity, levaria quase dois anos para pré-calcular todas as luzes necessárias e exigiria cerca de 2TB de armazenamento. Em contrapartida, Shadows ocupa apenas 115GB no PC.
O ray tracing emergiu como um divisor de águas. Essa tecnologia permite que a iluminação reaja em tempo real às mudanças no ambiente, sem a necessidade de reprocessamento constante. Nicolas Lopez, arquiteto técnico da Ubisoft, destacou que o ray tracing não só melhora a precisão visual como libera os artistas das limitações tradicionais, permitindo-lhes iterar sem esperar por longos processos de pré-cálculo.
Em Assassin's Creed Shadows, essa inovação é evidente em ambientes dinâmicos, que variam com 11 períodos do dia, quatro estações e efeitos climáticos realistas. Esses elementos não apenas enriquecem a experiência visual, mas também afetam diretamente a jogabilidade, proporcionando um mundo que parece verdadeiramente vivo.
Além do ray tracing, a Ubisoft aprimorou o motor Anvil. A implementação do Academy Color Encoding System, um padrão da indústria cinematográfica, garante consistência de cor em toda a produção, enquanto as Tabelas de Consulta de Cor (LUTs) permitem ajustes precisos de tons e gradações de cor para corresponder ao clima e à atmosfera do jogo.
Esse sistema híbrido, que combina iluminação pré-calculada com dinâmica, redefine como a luz interage com o ambiente, tornando interiores naturalmente iluminados quando portas se abrem e objetos destrutíveis uma parte integral da cena.
Com a popularização de telas HDR, a equipe da Ubisoft se concentrou em garantir que os ambientes noturnos de Shadows fossem autênticos e atmosféricos, sem recorrer à iluminação artificial. O uso de ray tracing não só adiciona peso e credibilidade à jogabilidade, mas também contribui para uma experiência cinematográfica envolvente.
Assassin's Creed Shadows exemplifica como a indústria de jogos está se adaptando à nova tecnologia, oferecendo aos designers ferramentas para criar mundos mais dinâmicos sem comprometer a fidelidade visual. Para jogadores e desenvolvedores, Shadows representa uma nova era de inovação e imersão no design de jogos.
Para aqueles intrigados com os avanços visuais em jogos, Shadows oferece uma visão de futuro onde a tecnologia e a criatividade caminham lado a lado, redefinindo os limites do possível no universo dos videogames.
Image credits: Ubisoft
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
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