Valve Inova Com Métricas de Performance do Steam: Diferencie Quadros Reais de Gerados
Por Pablo Moura • Publicado em 01/07/2025 • 2 min de leitura

Novas Métricas de Desempenho no Steam: Entenda a Diferença Entre Quadros Reais e Gerados
A discussão sobre quadros reais versus gerados é uma questão importante no universo dos jogos para PC. Nos últimos anos, empresas como Nvidia e AMD têm investido pesado em soluções para prever e simular quadros, inserindo-os entre os gerados pela GPU. Agora, a Valve dá um passo à frente ao facilitar a distinção entre esses quadros por meio de uma atualização em suas ferramentas de desempenho do Steam.
- 11 Bit Studios Admite Uso de IA em The Alters e Promete Mais Transparência
- Como se Tornar um Mestre em Rematch: Estratégias para Dominar o Jogo
Entenda o Que Mudou
A nova atualização permite aos jogadores identificar quais quadros são gerados pelo hardware e quais são produzidos por tecnologias como a suíte DLSS da Nvidia ou o conjunto de ferramentas FSR da AMD. Com um novo contador de quadros por segundo, é possível ver a taxa de quadros percebida com a geração de quadros ativada e a taxa real gerada pelo jogo. Essa funcionalidade é essencial para identificar problemas frequentemente causados quando a taxa de quadros base não é alta o suficiente, resultando em descompasso entre a resposta do jogo e a fluidez visual.
Ajustes e Otimizações
A abordagem da Valve permite que os usuários ajustem suas configurações para que não sejam excessivamente exigentes para o hardware disponível. Agora, é mais fácil visualizar a taxa de quadros real à primeira vista e fazer ajustes necessários para melhorar a experiência de jogo. Além disso, a sobreposição agora exibe mais informações, como utilização de GPU e CPU, taxas máximas e mínimas de quadros e gráficos de taxa de quadros.
Personalização e Suporte
Os jogadores podem personalizar a exibição na sobreposição do jogo, escolhendo entre quatro níveis de visualização e ajustando cor e opacidade de acordo com suas preferências. Vale ressaltar que, neste momento, a atualização está disponível apenas para usuários de Windows com hardware de GPU moderno. A Valve promete expandir esse suporte em data futura ainda não definida.
Para os interessados em entender mais sobre como a Valve calcula suas métricas de desempenho, um guia detalhado está disponível. Com essas melhorias, a comunidade gamer pode esperar uma experiência mais ajustada e otimizada, garantindo que cada quadro conte na hora de imergir no mundo virtual.
- 11 Bit Studios Admite Uso de IA em The Alters e Promete Mais Transparência
- Como se Tornar um Mestre em Rematch: Estratégias para Dominar o Jogo
Tags:

Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
🔗 Posts relacionados

Games
Steam Revoluciona Análise de Performance com Diferenciação de Frames Reais e Gerados
3 min de leitura

Games
Steam Revoluciona Análise de Desempenho com Métricas que Diferenciam Frames Reais de Falsos
2 min de leitura

Games
Steam Revoluciona Análise de Desempenho com Métricas para Diferenciar Frames Reais e Falsos
2 min de leitura