Por Luana Souza • Publicado em 02/07/2025 • 3 min de leitura
A Xbox, uma das gigantes do setor de jogos, está passando por um momento de instabilidade com demissões em massa em vários estúdios, além do cancelamento do tão esperado jogo Everwild da Rare. As informações foram reveladas em um relatório exclusivo da Bloomberg e destacam um cenário de incerteza para muitos funcionários da divisão de jogos da Microsoft.
Conforme relatado por Jason Schreier, da Bloomberg, o processo de demissões tem sido descrito como "caótico", com funcionários de estúdios como Zenimax Online Studios tendo suas contas de comunicação interna abruptamente desativadas sem aviso prévio ou comunicação do departamento de recursos humanos. Este cenário deixou muitos trabalhadores inseguros sobre seus empregos.
Everwild, jogo da Rare em desenvolvimento por quase cinco anos, foi oficialmente cancelado, e o estúdio agora enfrenta uma reestruturação de larga escala. Este movimento faz parte de uma série de cortes que a Xbox está implementando, conforme relatado por Schreier em suas redes sociais.
O estúdio Undead Labs, conhecido pelo desenvolvimento de State of Decay 3, também não escapou das demissões. De acordo com Ethan Gach do Kotaku, reuniões sobre os cortes estão surgindo gradualmente nos calendários dos funcionários, mas ainda não está clara a extensão total dos impactos.
Além disso, a Turn 10 Studios, responsável pela popular franquia Forza Motorsport, está enfrentando a perda de quase metade de sua equipe. Este estúdio, que recentemente lançou um reboot da série, está em um esforço contínuo para melhorar a recepção dos fãs através de atualizações contínuas.
Estúdios envolvidos com a franquia Call of Duty, como a Raven Software e a Sledgehammer Games, também foram afetados, embora a extensão dos cortes ainda não tenha sido totalmente divulgada. A Sledgehammer, que liderou a campanha criticada de Call of Duty: Modern Warfare 3, continua a trabalhar em conjunto com a Raven no desenvolvimento de Call of Duty: Black Ops 7.
Phil Spencer, chefe do Microsoft Gaming, emitiu um memorando interno abordando a situação. Ele destacou que a reestruturação visa posicionar a divisão de jogos para um "sucesso duradouro", permitindo que a empresa foque em áreas estratégicas de crescimento. Spencer mencionou que a decisão de reduzir ou encerrar algumas operações foi feita para aumentar a agilidade e eficácia organizacional.
Este momento de transição para a Xbox não só reflete os desafios internos enfrentados pela empresa, mas também levanta questões sobre o futuro da estratégia da Microsoft no competitivo mercado de jogos eletrônicos. Com uma crescente pressão para inovar e se adaptar às demandas do mercado, a divisão de jogos está sob intenso escrutínio e expectativa de recuperação.
Cinéfila e série-maníaca, com foco em narrativas femininas, diversidade e representatividade. Analisa estreias com profundidade e destaca o impacto da cultura geek nas produções audiovisuais.