Por Pablo Moura • Publicado em 24/06/2025 • 3 min de leitura
Masahiro Sakurai, renomado na indústria dos videogames por suas criações icônicas como a franquia Kirby e a série Super Smash Bros., recentemente levantou preocupações sobre a sustentabilidade do atual modelo de desenvolvimento de jogos AAA. Em entrevista à ITMedia, traduzida pela IGN, Sakurai destacou que o esforço necessário para criar jogos em grande escala está se tornando inviável. "Acho que se tornou insustentável continuar produzindo grandes jogos na escala que as empresas atualmente fazem, pois isso exige muito trabalho", afirmou Sakurai.
Sakurai também comentou sobre os desafios enfrentados por desenvolvedores independentes, que precisam de "muita sorte, esforço, polimento e elementos diferenciadores" para se destacar no mercado competitivo. A pressão por inovação e qualidade é intensa, e as barreiras de entrada permanecem elevadas.
Para Sakurai, a inteligência artificial generativa surge como uma potencial solução para mitigar esses desafios, especialmente para equipes envolvidas em projetos de grande escala. Ele acredita que estamos entrando em uma era em que apenas as empresas que se adaptarem a essas mudanças tecnológicas conseguirão sobreviver. "Estamos no ponto em que os estúdios AAA precisam mudar seu modo de trabalhar usando IA generativa para melhorar a eficiência do trabalho", disse ele.
Embora Sakurai colabore frequentemente com a Nintendo, sua empresa Sora Ltd. opera de forma independente. Doug Bowser, presidente da Nintendo of America, ecoa a importância da IA no futuro dos jogos, mas enfatiza que o "toque humano" sempre será essencial. O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, afirmou em 2023 que a empresa consideraria a IA como qualquer nova tecnologia, mas que os jogos não seriam criados apenas por "tecnologia sozinha". Shigeru Miyamoto, criador de Mario, também foi cauteloso, afirmando que a Nintendo não se apressaria em adotar IA apenas porque outras empresas o fazem.
A discussão sobre a sustentabilidade dos jogos AAA não é nova. Shawn Layden, ex-presidente da PlayStation, já alertava sobre isso há anos. Atualmente, vemos desenvolvedores como EA Sports e Larian Studios utilizando IA para acelerar processos e automatizar tarefas repetitivas. Em 2024, a maioria dos desenvolvedores de jogos ao redor do mundo já utilizava ferramentas de IA, apesar das preocupações dos trabalhadores.
Enquanto alguns, como o diretor de Kingdom Come, Daniel Vavra, têm esperanças de que a "revolução da IA" possa tornar o desenvolvimento mais rápido e eficiente, outros, como o desenvolvedor enigmático Yoko Taro, temem que a IA possa deixar criadores de jogos desempregados. Swen Vincke, da Larian Studios, adota a IA para realizar tarefas tediosas, mas o impacto dessas mudanças no emprego ainda é incerto.
A adoção da IA no desenvolvimento de jogos continua a ser um tema quente, com potenciais implicações na forma como jogos são criados e a estrutura do mercado de trabalho na indústria. Com o ano de 2025 em curso, a indústria observa atentamente como essas tecnologias moldarão o futuro dos jogos e seus criadores.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
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