Por Pablo Moura • Publicado em 24/06/2025 • 3 min de leitura
Masahiro Sakurai, uma figura icônica no mundo dos games, conhecido por suas criações como Kirby e Super Smash Bros., está fazendo soar o alarme sobre a atual situação do desenvolvimento de jogos AAA. Em uma entrevista recente ao ITMedia, traduzida pela IGN, Sakurai expressou sua preocupação com o volume exorbitante de trabalho exigido pelos grandes projetos, que, segundo ele, ultrapassam os limites saudáveis para a indústria.
Sakurai declarou enfaticamente que "Está se tornando insustentável continuar produzindo jogos grandes na escala que as empresas fazem atualmente, pois exige trabalho demais." Essa afirmação reflete não apenas os desafios enfrentados pelos grandes estúdios, mas também as dificuldades dos desenvolvedores independentes, que precisam de "muita sorte, esforço, refinamento e elementos que realmente se destaquem" para conseguir um espaço no competitivo mercado atual.
Diante do cenário de sobrecarga, Sakurai vê a inteligência artificial generativa como uma possível saída. Ele sugere que a IA pode revolucionar o processo de desenvolvimento, aumentando a eficiência e permitindo que os estúdios AAA adaptem suas práticas de trabalho. "A única solução eficaz que consigo imaginar no momento é a IA generativa. Estamos chegando a um ponto em que os estúdios AAA precisam mudar sua forma de trabalhar, usando IA para melhorar a eficiência," afirmou Sakurai.
Apesar de sua empresa, a Sora Ltd., operar de forma independente, Sakurai ainda mantém fortes laços com a Nintendo. No entanto, a gigante japonesa adota uma postura cautelosa sobre o uso de IA. Doug Bowser, presidente da Nintendo of America, reconheceu o papel futuro da tecnologia, mas enfatizou que o "toque humano" continuará sendo essencial. Comentários semelhantes foram reforçados por Shuntaro Furukawa e Shigeru Miyamoto.
A discussão sobre o papel da inteligência artificial no desenvolvimento de jogos não é exclusiva de Sakurai. Outros nomes da indústria, como o ex-chefe da PlayStation, Shawn Layden, também têm manifestado preocupações semelhantes. A EA Sports, por exemplo, anunciou recentemente a implementação de um pipeline baseado em aprendizado de máquina para o desenvolvimento de College Football 26.
Entretanto, nem todos compartilham do mesmo entusiasmo. Yoko Taro, criador de NieR, criticou duramente a IA, prevendo que ela "vai deixar todos os desenvolvedores de jogos desempregados." Essa divergência de opiniões ilustra o quão polarizada a indústria está em relação ao uso de tecnologias emergentes.
À medida que a discussão sobre IA e sua implementação nas práticas de desenvolvimento de jogos se intensifica, a indústria de games se encontra em um ponto crítico de transformação. As decisões tomadas nos próximos anos serão cruciais para definir o futuro dos jogos AAA e a sustentabilidade da indústria como um todo.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
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