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Octocube: A Fascinating Journey do Protótipo ao Jogo Final

Por Ana Luiza • Publicado em 03/08/20253 min de leitura

Octocube: A Fascinating Journey do Protótipo ao Jogo Final

O Surgimento da Ideia

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Em abril de 2017, durante um evento de teste de jogos em Melbourne, chamado Incubator Melbourne, Karl Lange estava experimentando um jogo de cartas que utilizava um mecanismo de "dobrar" cartas, inspirado pelo jogo eletrônico Katamari Damacy. Essa ideia inicial levou Lange a conceber um jogo de tabuleiro onde um objeto 3D rola e coleta itens.

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A Magia dos Ímãs

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Como engenheiro, Lange imediatamente pensou em usar ímãs. Ele começou a testar com ímãs de geladeira e diferentes espessuras de papelão para criar um jogo multiplayer envolvente. A ideia era usar peças quadradas empilhadas e cubos de metal como peças dos jogadores, garantindo que os ímãs fossem suficientemente fortes para se prenderem ao cubo, mas não entre si.

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Evolução do Jogo

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O desenvolvimento de Octocube começou com cinco itens de raridade crescente, em quatro cores de fundo, o que proporcionou um sistema de pontuação único. As ações do jogo - rolar, pivotar, pontuar - permaneceram constantes, mas o sistema de pontuação evoluiu através de várias iterações.

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As pontuações de meio de jogo inicialmente envolviam pontos para itens raros coletados e progressão em trilhas. No entanto, o excesso de detalhes tornava o jogo lento, levando Lange a simplificar o sistema. A versão final incluía tabuleiros de jogadores, permitindo uma visualização clara do progresso.

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Temática Subaquática

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Inicialmente, o jogo tinha um tema abstrato, mas foi reimaginado como uma aventura subaquática, onde jogadores são polvos coletando objetos no fundo do mar. O tema foi escolhido por sua atratividade familiar e frescor. Este tema também foi vital para sua eventual publicação.

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Reconhecimento e Lançamento

Em 2021, "Octopus Scramble" foi inscrito no Cardboard Edison Award, e não só foi finalista como também empatou em primeiro lugar. Este reconhecimento foi crucial para sua assinatura com a editora Sit Down!

Desenvolvimento Final

A colaboração com Michaël Derobertmasure da Sit Down! refinou o jogo, introduzindo novas dinâmicas e uma versão infantil simplificada. Esta versão mantém a essência do jogo, tornando-o acessível a jogadores mais jovens enquanto ainda diverte públicos experientes.

Arte e Lançamento

A arte de Clément Masson capturou maravilhosamente o espírito do jogo, com destaque para o design da caixa e do tabuleiro. O lançamento de Octocube em 2025 é um marco para Lange, simbolizando anos de trabalho e colaboração.

Com uma combinação de mecânicas inovadoras e uma temática envolvente, Octocube está pronto para conquistar jogadores ao redor do mundo.

Ana Luiza
Ana Luiza

Apaixonada por animes e mangás desde a infância, cobre lançamentos, bastidores e curiosidades do Japão pop. É especialista em Crunchyroll, estreias sazonais e fandoms de cultura otaku.

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