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David Gaider Revela Incompatibilidade entre Dragon Age e a Visão da EA

Por Ana Luiza • Publicado em 23/05/20252 min de leitura

As Divergências de Dragon Age com a EA

David Gaider, cofundador da Summerfall Studios e ex-roteirista da BioWare, compartilhou suas experiências com as franquias Dragon Age e Mass Effect em uma entrevista ao PCGamesN. Gaider apontou que, apesar do sucesso, Dragon Age sempre pareceu um enigma para a Electronic Arts (EA), que não conseguia alinhar a franquia de fantasia com seus ideais corporativos. "A EA nunca entendeu completamente Dragon Age ou soube como aproveitá-la ao máximo. A expectativa era que não fosse bem-sucedida, o que surpreendeu muitos quando aconteceu o contrário", explicou.

Em contraste, Mass Effect alinhava-se mais com as expectativas e a área de foco da EA, sendo uma franquia mais dinâmica e focada em ação. "Eles sempre tiveram mais esperanças para Mass Effect, e quando enfrentava problemas, justificavam com desculpas como 'má timing de lançamento ou outros fatores externos'", disse Gaider. A diferença de tratamento e expectativas dessas duas grandes franquias ilustra as complexidades e desafios no desenvolvimento de jogos dentro de grandes empresas de games.

Dragon Age: The Veilguard e o Futuro da Franquia

A recente entrada na série, Dragon Age: The Veilguard, já disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, parece seguir a direção desejada pela EA, com um foco maior em elementos de ação. Gaider, que não participou do desenvolvimento deste título, observou: "Embora Dragon Age fosse inicialmente apreciado principalmente por fãs de RPG, a EA sempre quis empurrá-la para mais ação. Baldur's Gate 3 mostrou que é possível expandir a audiência de RPG explorando bem o gênero, o que pode indicar um caminho para futuros projetos."

Ana Luiza
Ana Luiza

Apaixonada por animes e mangás desde a infância, cobre lançamentos, bastidores e curiosidades do Japão pop. É especialista em Crunchyroll, estreias sazonais e fandoms de cultura otaku.

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