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Estúdio Encerrado: Jogo Financiado com $300 Mil no Kickstarter Não Será Lançado

Por Pablo Moura • Publicado em 18/06/20252 min de leitura

Studio Camelia Fecha as Portas e Cancela Alzara: Radiant Echoes

O Studio Camelia, criador por trás do jogo Alzara: Radiant Echoes, anunciou seu fechamento, surpreendendo a comunidade que contribuiu com mais de $300,000 através do Kickstarter. O projeto, que chegou a captar €294,428 de mais de 5.000 apoiadores, agora está indefinidamente pausado, sem perspectivas de reembolso.

A decisão foi divulgada em um comunicado oficial, onde a empresa expressou seu pesar pela frustração dos apoiadores. O estúdio ressaltou que, tanto ele quanto o Kickstarter, não têm meios de reembolsar as contribuições, destacando os riscos inerentes a campanhas de financiamento coletivo, que não garantem a entrega de produtos.

O Sonho de Criar um JRPG Único

Alzara foi concebido como uma homenagem aos clássicos JRPGs, inspirado por títulos icônicos como Final Fantasy X e Golden Sun. Além do Kickstarter, o projeto foi sustentado por economias dos próprios desenvolvedores e aportes de investidores, incluindo o programa de aceleração de desenvolvedores da Microsoft. No entanto, apenas metade do financiamento necessário foi alcançada.

O Studio Camelia buscou parceiros financeiros e participou de eventos importantes, como o >Tokyo Game Show e DICE, mas não conseguiu firmar contratos. O mercado atual, segundo a empresa, desencoraja riscos, levando investidores a serem mais cautelosos.

O Futuro Incerto de Alzara

Com o estúdio em processo de liquidação, Alzara está em espera indefinida. Há uma pequena possibilidade de que outra empresa assuma o projeto, mas isso implicaria mudanças significativas em relação ao conceito original divulgado na campanha.

Apesar do cancelamento, o Studio Camelia liberou imagens do estágio de pré-produção de Alzara. Contudo, o lançamento da demo completa foi impedido por questões legais e de direitos autorais.

Esta situação não é isolada na indústria de jogos. Grandes desenvolvedoras, como a Blizzard, frequentemente cancelam jogos durante o desenvolvimento. Recentemente, a Warner Bros. cancelou um jogo da Mulher Maravilha, no qual investiu $100 milhões.

A história de Alzara serve como um lembrete dos desafios enfrentados por criadores de jogos, onde mesmo conceitos promissores podem não se concretizar, destacando a natureza incerta e competitiva do mercado de games.

Pablo Moura
Pablo Moura

Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.

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