Hideo Kojima Comenta Desafios do Trabalho Remoto na Indústria de Games
Por Pablo Moura • Publicado em 01/07/2025 • 2 min de leitura

Hideo Kojima e a Complexidade do Trabalho Remoto na Criação de Jogos
O icônico desenvolvedor de jogos Hideo Kojima compartilhou suas reflexões sobre o impacto do trabalho remoto na indústria de games. Em uma entrevista ao The Guardian, Kojima comparou o trabalho remoto a uma "rede de fast food", onde os colaboradores se concentram em tarefas individuais, perdendo a visão do todo.
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Segundo Kojima, essa modalidade pode ser ineficiente, já que a interação espontânea de escritório se perde. "Nos encontros online, somente 1% de você é mostrado", afirmou, comparando o processo a montar um time de futebol que não pode treinar junto.
Os Desafios de Produzir 'Death Stranding 2'
Para 'Death Stranding 2: On the Beach', Kojima enfrentou dificuldades em comunicar direções artísticas aos atores de forma remota, especialmente em cenas complexas. Ele observou que a experiência da pandemia o fez repensar a ideia de conexão, tema central do primeiro 'Death Stranding'. "O que senti durante a pandemia está fortemente refletido neste título", revelou.
A Indústria de Games e o Retorno ao Escritório
Durante a pandemia, muitos estúdios de jogos adotaram o trabalho remoto. Contudo, grandes empresas, como a EA e Rockstar Games, estão revertendo essa prática, gerando insatisfação entre os funcionários. A EA, por exemplo, praticamente encerrou o trabalho remoto, enquanto a Rockstar exigiu presença física para finalizar 'GTA 6'.
Novos Projetos e Ambições Futuras de Kojima
Além de 'Death Stranding 2', Kojima e sua equipe estão desenvolvendo novos jogos, como OD e Physint. Não satisfeito com as fronteiras terrestres, Kojima também manifesta interesse em criar um jogo no espaço, uma ambição que reflete seu espírito inovador.
Para os fãs de 'Death Stranding 2', o jogo já está disponível para PS5. A crítica do GameSpot e guias detalhados estão à disposição para auxiliar os jogadores em sua jornada.
A discussão sobre o futuro do trabalho na indústria de games continua relevante, especialmente em um mundo pós-pandemia. As reflexões de Kojima trazem à tona a importância do equilíbrio entre inovação tecnológica e interação humana.
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Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.