Por Pablo Moura • Publicado em 17/06/2025 • 3 min de leitura
Em um recente evento realizado em Sydney, na Austrália, o celebrado criador de jogos Hideo Kojima compartilhou sua admiração por 'Clair Obscur: Expedition 33', um dos jogos mais discutidos de 2025. Kojima, conhecido por seu trabalho inovador na indústria de games, destacou que a equipe reduzida por trás do desenvolvimento de 'Expedition 33' é um exemplo ideal de como a criatividade pode florescer sem a pressão de grandes equipes.
Desenvolvido pela Sandfall Interactive, 'Expedition 33' foi criado por uma equipe central de cerca de 33 pessoas, complementada por colaboradores externos de várias partes do mundo. Kojima afirmou que a eficiência de uma equipe pequena pode ser perdida em grandes produções, que muitas vezes são comparadas a fábricas devido à sua falta de coesão interna.
Para Kojima, que iniciou sua carreira em uma equipe de apenas seis pessoas, a habilidade de controlar e inspirar toda a equipe é um diferencial que se perde à medida que os projetos crescem em escala. Ele ressalta que, em grandes equipes, a delegação é necessária, mas isso pode diluir a visão criativa original.
Matthew Handrahan, da Kepler Interactive, que publicou 'Expedition 33', também comentou sobre o efeito das grandes equipes na indústria de jogos. Handrahan destacou que, embora o jogo tenha se beneficiado de contribuições de várias partes do mundo, a essência criativa foi mantida por uma equipe central dedicada, e que muitos jogos de grande orçamento falham em capturar essa essência, resultando em altos custos humanos e frequentes demissões no setor.
Durante o Summer Game Fest, o apresentador Geoff Keighley elogiou o feito da equipe 'Expedition 33', mas a comunidade rapidamente apontou que minimizar a importância dos colaboradores externos pode ser prejudicial ao reconhecer o esforço coletivo necessário para a criação de um jogo.
Enquanto isso, Kojima continua a expandir seu legado com 'Death Stranding 2: On The Beach', previsto para lançamento em 26 de junho para PS5. Além disso, Kojima está trabalhando em outros projetos, como os jogos OD e Physint, prometendo, mais uma vez, desafiar as convenções da indústria de games.
A discussão sobre o tamanho das equipes de desenvolvimento continuará sendo relevante, especialmente em um setor em rápida evolução como o dos videogames. A visão de Kojima sobre a importância das equipes menores ressoa em um momento em que a indústria busca equilíbrio entre inovação e eficiência.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.