Por Pablo Moura • Publicado em 28/06/2025 • 3 min de leitura
A magia por trás dos jogos eletrônicos muitas vezes passa despercebida, mas a tecnologia que anima mundos como os de Assassin's Creed Shadows está em constante evolução. Elementos como a iluminação, embora invisíveis, são fundamentais para a imersão do jogador. Recentemente, a Ubisoft tem se destacado ao aplicar tecnologias de iluminação avançadas, como o ray tracing, que prometem mundos mais dinâmicos e visualmente ricos sem comprometer o desempenho.
A iluminação em jogos 3D de alta fidelidade não é apenas uma questão de ligar lâmpadas virtuais. Reflexão, absorção e dispersão são fenômenos complexos que exigem cálculos meticulosos para serem simulados. Tradicionalmente, a iluminação era "pré-calculada" ou "baked", o que limitava a capacidade dos jogos de responder a mudanças dinâmicas no ambiente. Isso está mudando.
O ray tracing representa um divisor de águas. Esta tecnologia permite que a iluminação seja calculada em tempo real, oferecendo uma fidelidade visual mais alta e eliminando a necessidade de longos períodos de pré-cálculo. Segundo Nicolas Lopez, arquiteto técnico da Ubisoft, essa inovação libera os artistas para iterar e ajustar as cenas em um ritmo mais ágil, sem esperar por processos demorados.
Durante a conferência Game Developers, Lopez revelou números impressionantes: se a iluminação de Shadows fosse calculada como em Unity, levaria dois anos para ser "baked" e exigiria 2TB de armazenamento. Hoje, o jogo ocupa apenas 115GB, graças à implementação de sistemas dinâmicos e ao uso estratégico de mapas de densidade de GI.
Essa abordagem permite que a Ubisoft crie ambientes vastos e variados, como desertos e florestas, sem inflar o tamanho do arquivo. Em Shadows, o ray tracing não só transforma a iluminação, mas também afeta a maneira como o mundo reage a mudanças de clima, estações e destruição do ambiente, proporcionando uma experiência mais realista.
Além do ray tracing, a Ubisoft aprimorou seu motor Anvil com o Sistema de Codificação de Cor da Academia. Isso garante consistência de cor em diferentes dispositivos e locais de trabalho, essencial para uma experiência de jogo coesa. As Tabelas de Consulta de Cor (LUTs) ajudam a ajustar o tom visual conforme o ambiente muda, aprimorando a autenticidade da atmosfera do jogo.
Assassin's Creed Shadows exemplifica como a tecnologia está moldando o futuro dos jogos. Com tecnologias como o ray tracing, game designers podem criar mundos mais rapidamente, sem perder qualidade. Para os jogadores, isso significa experiências mais imersivas e visuais que evoluem em tempo real, marcando uma nova era na indústria dos games.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
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