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O Que Há por Trás de 'Make The Difference', o Jogo de Encontre as Diferenças da Oink Games

Por Pablo Moura • Publicado em 09/07/20253 min de leitura

O Que Há por Trás de 'Make The Difference', o Jogo de Encontre as Diferenças da Oink Games

A Criação de 'Make The Difference'

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O jogo de tabuleiro 'Make The Difference', desenvolvido por Shintaro Ono e sua equipe na Bodogeimu, oferece uma experiência única onde os jogadores criam seus próprios desafios de 'encontre as diferenças'. Lançado originalmente em 2022 no Japão como '間違いさがし開発課' (Machigai Sagashi Kaihatsuka), o jogo foi refinado e relançado pela famosa editora Oink Games no mesmo ano.

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Como Funciona o Jogo

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Os jogadores começam com uma ilustração base e a modificam adicionando cinco diferenças. O desafio é equilibrar a dificuldade para que as diferenças sejam percebidas, mas não óbvias demais, criando uma dinâmica de jogo que mistura engano e justiça.

Da Mesa do Restaurante ao Jogo de Tabuleiro

A ideia surgiu quando Ono e sua equipe, composta por Akira Sato, Shotaro Nakashima, Shingo Fujita, e Hiromi Oikawa, estavam em um restaurante e começaram a brincar com um passatempo de 'encontre as diferenças' no papel de mesa. Essa experiência inspirou a criação de um jogo onde os jogadores podem criar suas próprias diferenças.

Evolução da Ideia

O conceito foi amadurecido a partir da experiência anterior com o jogo 'Chara Okoshi', onde os jogadores completavam imagens simples. O objetivo era permitir que qualquer pessoa, mesmo sem habilidades artísticas, pudesse se divertir ao modificar imagens.

Refinando a Jogabilidade

Durante o desenvolvimento, a equipe enfrentou o desafio de incentivar os jogadores a criar diferenças significativas. Um sistema de pontuação foi implementado para recompensar as diferenças que fossem descobertas, mas não instantaneamente, garantindo um equilíbrio saudável entre desafio e diversão.

Inovações na Edição da Oink Games

A versão da Oink Games introduziu várias melhorias, como a adição de um cronômetro de areia para controlar o tempo de jogo, uma ferramenta para medir a 'ousadia' das mudanças e folhas de jogo padronizadas para melhor qualidade de impressão.

Superando Desafios de Produção

A impressão das folhas de ilustração foi um desafio significativo, exigindo a utilização de uma tinta especial de alta densidade chamada 'Devil Ink' para que as modificações desenhadas à mão se integrassem perfeitamente às imagens impressas. Além disso, as ilustrações foram revisadas para incentivar modificações criativas, com espaços sutis deixados para estimular a imaginação dos jogadores.

Expectativas e Experiências dos Jogadores

Ono expressa a esperança de que os jogadores sintam a emoção de criar diferenças impactantes que levem o tempo certo para serem descobertas. Fujita incentiva os jogadores a compartilharem suas melhores criações online, destacando a criatividade única que cada um pode trazer para o jogo.

Pablo Moura
Pablo Moura

Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.

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