O Que Há por Trás de 'Make The Difference', o Jogo de Encontre as Diferenças da Oink Games
Por Pablo Moura • Publicado em 09/07/2025 • 3 min de leitura
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A Criação de 'Make The Difference'
O jogo de tabuleiro 'Make The Difference', desenvolvido por Shintaro Ono e sua equipe na Bodogeimu, oferece uma experiência única onde os jogadores criam seus próprios desafios de 'encontre as diferenças'. Lançado originalmente em 2022 no Japão como '間違いさがし開発課' (Machigai Sagashi Kaihatsuka), o jogo foi refinado e relançado pela famosa editora Oink Games no mesmo ano.
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Como Funciona o Jogo
Os jogadores começam com uma ilustração base e a modificam adicionando cinco diferenças. O desafio é equilibrar a dificuldade para que as diferenças sejam percebidas, mas não óbvias demais, criando uma dinâmica de jogo que mistura engano e justiça.
Da Mesa do Restaurante ao Jogo de Tabuleiro
A ideia surgiu quando Ono e sua equipe, composta por Akira Sato, Shotaro Nakashima, Shingo Fujita, e Hiromi Oikawa, estavam em um restaurante e começaram a brincar com um passatempo de 'encontre as diferenças' no papel de mesa. Essa experiência inspirou a criação de um jogo onde os jogadores podem criar suas próprias diferenças.
Evolução da Ideia
O conceito foi amadurecido a partir da experiência anterior com o jogo 'Chara Okoshi', onde os jogadores completavam imagens simples. O objetivo era permitir que qualquer pessoa, mesmo sem habilidades artísticas, pudesse se divertir ao modificar imagens.
Refinando a Jogabilidade
Durante o desenvolvimento, a equipe enfrentou o desafio de incentivar os jogadores a criar diferenças significativas. Um sistema de pontuação foi implementado para recompensar as diferenças que fossem descobertas, mas não instantaneamente, garantindo um equilíbrio saudável entre desafio e diversão.
Inovações na Edição da Oink Games
A versão da Oink Games introduziu várias melhorias, como a adição de um cronômetro de areia para controlar o tempo de jogo, uma ferramenta para medir a 'ousadia' das mudanças e folhas de jogo padronizadas para melhor qualidade de impressão.
Superando Desafios de Produção
A impressão das folhas de ilustração foi um desafio significativo, exigindo a utilização de uma tinta especial de alta densidade chamada 'Devil Ink' para que as modificações desenhadas à mão se integrassem perfeitamente às imagens impressas. Além disso, as ilustrações foram revisadas para incentivar modificações criativas, com espaços sutis deixados para estimular a imaginação dos jogadores.
Expectativas e Experiências dos Jogadores
Ono expressa a esperança de que os jogadores sintam a emoção de criar diferenças impactantes que levem o tempo certo para serem descobertas. Fujita incentiva os jogadores a compartilharem suas melhores criações online, destacando a criatividade única que cada um pode trazer para o jogo.
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Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
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