Souvenirs from Venice: O Inusitado Jogo de Tabuleiro da Oink Games
Por Pablo Moura • Publicado em 25/06/2025 • 2 min de leitura
%3Astrip_icc()%2Fpic8393377.png&w=3840&q=75)
A Origem e Inspiração de Souvenirs from Venice
Como surgiu a ideia de Souvenirs from Venice?
- Nova Colaboração de 'Dungeons & Dragons' e 'Stranger Things' Promete Aventura no Hellfire Club
- A Revolução das Sombras em Assassin's Creed: Tecnologia de Iluminação que Transforma Mundos de Jogo
Jun Sasaki, cofundador do grupo de design Panpas, revela que tudo começou a partir da ideia de sua filha para um jogo de pedra-papel-tesoura. Inspirados, decidiram criar novos jogos para o Game Market japonês de 2023, incluindo a colaboração do filho Goro Sasaki. A ideia do game nasceu em meio a uma conversa casual sobre vender dois jogos no evento.
A Viagem que Inspirou
Goro Sasaki compartilha que a inspiração para o tema veio de uma experiência pessoal. Durante uma viagem em família à Itália, ele foi solicitado a trazer um ímã de pizza como lembrança. Porém, ao chegar em Veneza, a última parada da viagem, não encontrou o item. A corrida contra o tempo para comprar lembranças tornou-se o núcleo do jogo.
Desenvolvimento e Mecânicas
O que veio primeiro, o tema ou as mecânicas?
Jun explica que ambos surgiram simultaneamente, com a mecânica de 'comprar souvenirs' emergindo naturalmente. Durante o desenvolvimento, a família testou e ajustou as mecânicas, evoluindo de uma dinâmica de exploração incerta para um enfoque no timing perfeito para adquirir souvenirs.
Desafios e Mudanças
O processo de desenvolvimento trouxe mudanças significativas, desde a alteração dos pontos de partida dos jogadores até a introdução de um vendedor de comida para pombos, adicionando um elemento disruptivo e temático ao jogo.
A Transformação para a Edição da Oink Games
Quando a Oink Games decidiu publicar Souvenirs from Venice, as regras foram refinadas para atrair um público mais amplo. Alterações incluíram o aumento do número de jogadores, a padronização do tabuleiro e ajustes nas mecânicas de dados para uma jogabilidade mais estratégica.
Expectativas e Futuro
O que os criadores esperam que os jogadores sintam?
Goro deseja que os jogadores sintam o arrependimento de não ter comprado o souvenir a tempo, enquanto Jun espera que o jogo transmita a experiência de uma viagem, com decisões de última hora e momentos de diversão. Para o futuro, Goro quer criar jogos que exijam decisões difíceis, e Jun pretende transformar mais memórias pessoais em experiências jogáveis.
- Nova Colaboração de 'Dungeons & Dragons' e 'Stranger Things' Promete Aventura no Hellfire Club
- A Revolução das Sombras em Assassin's Creed: Tecnologia de Iluminação que Transforma Mundos de Jogo
Tags:

Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
🔗 Posts relacionados
:strip_icc()/pic7836637.png)
Board Games
Desvendando Rafter Five: O Processo Criativo por Trás do Novo Sucesso da Oink Games
3 min de leitura
:strip_icc()/pic7607523.png)
Board Games
O Que Há por Trás de 'Make The Difference', o Jogo de Encontre as Diferenças da Oink Games
3 min de leitura
:strip_icc()/pic8652566.png)
Board Games
O Diário de Design de Kilauea: A Jornada Criativa de um Novo Board Game
3 min de leitura