Por Pablo Moura • Publicado em 25/06/2025 • 2 min de leitura
Como surgiu a ideia de Souvenirs from Venice?
Jun Sasaki, cofundador do grupo de design Panpas, revela que tudo começou a partir da ideia de sua filha para um jogo de pedra-papel-tesoura. Inspirados, decidiram criar novos jogos para o Game Market japonês de 2023, incluindo a colaboração do filho Goro Sasaki. A ideia do game nasceu em meio a uma conversa casual sobre vender dois jogos no evento.
Goro Sasaki compartilha que a inspiração para o tema veio de uma experiência pessoal. Durante uma viagem em família à Itália, ele foi solicitado a trazer um ímã de pizza como lembrança. Porém, ao chegar em Veneza, a última parada da viagem, não encontrou o item. A corrida contra o tempo para comprar lembranças tornou-se o núcleo do jogo.
O que veio primeiro, o tema ou as mecânicas?
Jun explica que ambos surgiram simultaneamente, com a mecânica de 'comprar souvenirs' emergindo naturalmente. Durante o desenvolvimento, a família testou e ajustou as mecânicas, evoluindo de uma dinâmica de exploração incerta para um enfoque no timing perfeito para adquirir souvenirs.
O processo de desenvolvimento trouxe mudanças significativas, desde a alteração dos pontos de partida dos jogadores até a introdução de um vendedor de comida para pombos, adicionando um elemento disruptivo e temático ao jogo.
Quando a Oink Games decidiu publicar Souvenirs from Venice, as regras foram refinadas para atrair um público mais amplo. Alterações incluíram o aumento do número de jogadores, a padronização do tabuleiro e ajustes nas mecânicas de dados para uma jogabilidade mais estratégica.
O que os criadores esperam que os jogadores sintam?
Goro deseja que os jogadores sintam o arrependimento de não ter comprado o souvenir a tempo, enquanto Jun espera que o jogo transmita a experiência de uma viagem, com decisões de última hora e momentos de diversão. Para o futuro, Goro quer criar jogos que exijam decisões difíceis, e Jun pretende transformar mais memórias pessoais em experiências jogáveis.
Redator Chefe do GeekNews, entusiasta de tecnologia, games e pintura de miniaturas. Escreve com olhar analítico sobre cultura pop, buscando sempre conectar tendências e inovações com o universo geek.
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