Ex-Produtor da BioWare Revela os Erros que Condenaram Anthem
Por Ana Luiza • Publicado em 06/08/2025 • 2 min de leitura

O Fim de Anthem e as Revelações de Mark Darrah
O jogo Anthem, lançado em 2019, ficou marcado por um desempenho aquém do esperado e será desativado em breve, tornando-se totalmente injogável. Em um vídeo no YouTube, Mark Darrah, ex-produtor executivo da BioWare, revelou detalhes sobre como o jogo foi concebido e os motivos por trás de seu desenvolvimento conturbado.
A Visão de Casey Hudson
Darrah destacou que Casey Hudson, diretor de Mass Effect, não estava apenas propondo um novo jogo, mas uma nova visão para a BioWare. "Casey estava apresentando à EA uma BioWare renovada, focada em contar histórias através de um modelo de serviço ao vivo, sempre online", explicou Darrah. Hudson vislumbrava um jogo que pudesse alcançar o sucesso comercial de títulos como FIFA.
- A Revolução das Sombras em Assassin's Creed: Tecnologia de Iluminação que Transforma Mundos de Jogo
- Anthem da EA Terá Servidores Desativados em 2026: O Fim de Uma Era nos Games
Desafios e Falhas
A visão inicial de Hudson não se concretizou no produto final. Darrah comentou que Hudson e sua equipe estavam propondo não apenas um jogo, mas uma nova BioWare. Um vídeo interno, que tinha como objetivo ser mostrado para executivos, sugeria que a BioWare precisava se reinventar para atender a um novo público. No entanto, durante o desenvolvimento de Anthem, Hudson deixou a empresa, o que, segundo Darrah, contribuiu para a falta de identidade do jogo.
Propostas de Atraso e Lançamento de Dragon Age
Darrah revelou que defendia o adiamento de Anthem para permitir mais tempo de desenvolvimento, chegando a sugerir que Dragon Age 4 deveria ser lançado primeiro. Isso não ocorreu, e Dragon Age: The Veilguard foi lançado apenas no ano passado.
Perspectivas Futuras
Embora o vídeo de Darrah não esclareça todas as questões sobre o fracasso de Anthem, ele prometeu compartilhar mais informações sobre a produção do jogo em futuros vídeos. Esta perspectiva oferece uma visão interna valiosa sobre os desafios enfrentados pela BioWare durante um período de transição na indústria de jogos.
- A Revolução das Sombras em Assassin's Creed: Tecnologia de Iluminação que Transforma Mundos de Jogo
- Anthem da EA Terá Servidores Desativados em 2026: O Fim de Uma Era nos Games
Tags:

Apaixonada por animes e mangás desde a infância, cobre lançamentos, bastidores e curiosidades do Japão pop. É especialista em Crunchyroll, estreias sazonais e fandoms de cultura otaku.