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High Tide: O Jogo Abstrato Que Conquistou a Noite Indie em PAX Unplugged 2024

Por GeyseyAdvisor • Publicado em 27/05/20253 min de leitura

High Tide: O Jogo Abstrato Que Conquistou a Noite Indie em PAX Unplugged 2024

A Gênese de High Tide: Um Projeto Pessoal que Virou Sucesso

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Frequentemente, os designs mais pessoais são os mais desafiadores para se transformar em produtos vendáveis. Imagino um designer brilhante e sincero, trabalhando isoladamente por anos em uma ideia de jogo que se tornou densa e complicada com seus próprios gostos de nicho. Em meu próprio aprendizado, percebi que a criação de jogos precisa ser orientada para as pessoas que os jogam. 'High Tide' foi um design pessoal para mim, originalmente destinado a um momento e grupo específico: os participantes da Noite Indie de Jogos no PAX Unplugged 2024.

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O Processo Criativo de High Tide

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Com a decisão tomada de criar um jogo para um nicho específico, mergulhei no modo design em meu estúdio. Minha prática padrão para desenvolver ideias de jogos vem do ato de brincar com os componentes. Durante esse período, você me veria em meu espaço de trabalho, rabiscando em pedaços de papel e mexendo com pedras preciosas e dados. Retrocedendo a materiais de protótipos antigos que nunca se transformaram em jogos adequados, decidi usar hexágonos pintados.

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A energia de brincar com as peças gerou a regra principal de 'High Tide': Uma peça só pode se mover se for para uma posição mais alta do que a inicial. A partir dessa regra simples, o jogo se desenvolveu como se surgisse do nada. Após muita pesquisa, não encontrei jogos que seguissem exatamente essa regra, dando a 'High Tide' um toque de originalidade.

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O Impacto e Recepção no Indie Games Night Market

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'High Tide' foi projetado para ser um jogo abstrato e, como tal, tinha um apelo visual e funcional significativo, apesar das limitações inerentes aos jogos abstratos. No entanto, foi a minha escolha temática que pareceu ressoar com o público. Inspirado por memórias de infância na praia e jogos familiares como Mancala e UNO, quis que 'High Tide' fosse portátil e jogável em qualquer lugar.

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Durante o Indie Games Night Market, a resposta foi surpreendente. A arte, os componentes e o tema atraíram as pessoas para o jogo, resultando em uma venda rápida de todas as cópias em menos de sete minutos. Posteriormente, recebi ofertas de editoras, optando por trabalhar com a Underdog Games, que acreditava ser capaz de atingir o público certo para o jogo.

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Conclusão e Lições para Designers de Jogos

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'High Tide' provou que mesmo um jogo considerado 'impublicável' pode capturar o interesse do público de maneira imprevista. Recomendo que outros designers adotem a prática lúdica que descrevi para a criação de jogos. Esse método me levou repetidamente a ideias de jogos simples e intuitivas. Se você estiver disposto a experimentar, aproxime-se do seu trabalho com uma mente aberta e permita que a brincadeira revele o propósito dos seus materiais.

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'High Tide' agora está disponível para pré-venda, solidificando seu lugar como um exemplo notável de sucesso inesperado em design de jogos.

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